"Quando se fala na sustentabilidade do planeta Terra, as pequenas mas significativas ações cotidianas de cada um, valem muito mais do que longos e evasivos discursos impregnados de proposituras que raramente são transformadas em realidade". (Prof. Zenobio Eloy Fardin)

domingo, 25 de junho de 2017

A importância das árvores na manutenção da vida na Terra

As árvores são organismos essenciais para o equilíbrio do planeta Terra, principalmente pela realização da fotossíntese. Elas absorvem a radiação solar e o gás carbônico durante o dia liberando o oxigênio e água, sendo este o processo contrário ao da respiração humana. Essa liberação de água é extremamente importante para o controle da umidade climática.
* As árvores são as maiores plantas do reino vegetal e também as que têm vida mais longa.
* As árvores contribuem para a manutenção do clima, suas copas diminuem a velocidade do vento, as raízes retém o solo impedindo a erosão e auxiliam na captação da água nos lençóis subterrâneos.
* As árvores diminuem os ruídos, produzem sombra, alimento, abrigo aos animais.
* As árvores podem reduzir a incidência de asma, câncer de pele e doenças relacionadas ao estresse, pois ajudam a diminuir a poluição do ar.
Todas as florestas e outras formas de vegetação produzem bens e serviços ambientais essenciais para a conservação da vida no nosso planeta, como a manutenção dos rios e lagos, conservação dos solos, contenção da erosão e regularização do clima.
Você já pensou que o nome do nosso país (Brasil) é derivado de uma árvore?
As árvores no ambiente urbano
As árvores são essenciais para amenizar o clima em áreas urbanas, controlando a radiação solar, ventilação e umidade relativa do ar. Em um lugar com muitas árvores as temperaturas altas são amenizadas. Segundo pesquisas feitas em um ambiente de uma grande cidade, com prédios altos e asfalto e uma outra área da mesma cidade, mas que tinha muitas árvores, verificou-se uma diferença de até 3ºC nos dois ambientes.
Árvores nas capitais
Achei muito interessante esse material mostrando a distribuição das árvores nas capitais brasileiras. Não achei um material mais atualizado, esse é de 2010 e sete anos se passaram. Vou pesquisar para ver se esse quadro mudou ou se mantém.

Finalizo esse post com uma frase de Roberto Burle Marx: "Gostaria que os que viessem depois de mim pudessem, pelo menos, ver alguma coisa que ainda lembrasse o país fabuloso que é o Brasil, do ponto de vista botânico, dono da flora mais rica do globo"

(Roberto Burle Marx foi um artista plástico brasileiro, renomado internacionalmente ao exercer a profissão de arquiteto-paisagista).

Fontes de consulta
http://mcardosobarro.blogspot.com.br/2011/03/importancia-das-arvores-para-manutencao.html
http://www.culturaambientalnasescolas.com.br/noticia/meio-ambiente/importancia-da-arvore
http://istoe.com.br/228814_EM+DEFESA+DA+ARVORE/
https://arvoresdesaopaulo.wordpress.com/

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...