"Quando se fala na sustentabilidade do planeta Terra, as pequenas mas significativas ações cotidianas de cada um, valem muito mais do que longos e evasivos discursos impregnados de proposituras que raramente são transformadas em realidade". (Prof. Zenobio Eloy Fardin)

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Receitas caseiras de produtos de beleza

Faz alguns anos que venho notando na internet uma espécie de movimento em busca de uma vida mais natural. Uma espécie de volta ao passado, quando nossas avós e bisavós cuidavam da beleza e da higiene pessoal usando produtos fáceis de achar, alguns presentes na cozinha de casa. Com o passar dos anos houve uma valorização do produto industrializado pela praticidade, mas tivemos também que conviver com a química presente em quase todos eles. Muitas pessoas começaram a ter problemas de alergia. E foi aí que começou a haver um movimento de conscientização em relação ao que era industrializado, se poderíamos fazer os produtos de higiene e beleza usando ingredientes naturais. Então por que não voltar aos tempos da vovó? Como eu sempre fui super aberta a fazer experimentos em mim de receitas ecologicamente corretas e baratas, faço uma pequena lista com algumas receitas encontradas na internet, todas elas sem ingrediente de origem animal.
Começo com uma receita que considero um achado, o hidratante corporal natural criado pela Cristal Muniz, do blog Um ano sem lixo. Espero que gostem!
CORPO

Hidratante natural
Fácil de fazer, o creme vegetal é composto por apenas quatro ingredientes puros, sem químicos, conservantes e parabenos – tidos como vilões de hoje em dia, pois são componentes associados ao desenvolvimento de alguns cânceres.
Como fazer o hidratante?Para montar o hidratante é necessário utilizar 100 gramas de cada um dos ingredientes a seguir: manteiga de karité, óleo de coco, manteiga de cacau e óleo de amêndoas.
O passo a passo é simples. Basta juntar tudo em um recipiente de vidro e derreter em banho-maria até a mistura se tornar homogênea. Depois, deixar descansar na geladeira por cinco horas ou até endurecer. Aí, use a batedeira para fazer a receita virar um creme branco e bem macio. Pronto, é só guardar em potes de vidros e começar a usar.

Esfoliação para o corpo
Misture uma colher de sopa de sal grosso com cinco colheres de sopa de óleo de amêndoas. Esfregue a mistura por alguns minutos nas áreas desejadas e enxague.
Desodorante caseiro
3 colheres sopa óleo de coco derretido
2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
2 colheres de sopa de amido de milho (ou pó de araruta)
5 gotas de óleo essencial desodorizante (lavanda, limão, tea tree)
Os ingredientes dessa receita são super versáteis. No mundo da beleza natural você vai gostar de ter essa opções a mão. Mas talvez você se sinta um pouco desconfortável no começo, tenha em mente que o seu corpo precisa se acostumar com o produto.
É só misturar tudo e deixar bem fechado em um potinho no banheiro. Cuidado para não entrar água, que pode estragar o produto mais rapidamente. Aqui também vale testar as proporções e o uso. Talvez naquele dia em que você tem uma reunião importante seja melhor deixar ele de lado, enquanto não pega confiança.

CABELO

Hidratante reparador para cabelo
Amasse 1 banana-prata e peneire até formar um creme, depois adicione 1 colher (café) de vaselina. Aplique o creme nos cabelos limpos e secos, deixe agir por 30 minutos e enxágue bem. A banana, rica em potássio, é um hidratante natural para as madeixas. 
Xampu anticaspa
Bata um maço de hortelã e um copo d’água no liquidificador. Passe a mistura num coador bem fino. Depois friccione a pasta por todo o couro cabeludo e enxágue. Além de ser um agente anticaspa, a hortelã atua como adstringente e antioleosidade.

Como usar o bicarbonato para a caspa

Para usar o bicarbonato para a caspa deverá simplesmente misturar 2 colheres de chá de bicarbonato com um pouco de água até formar uma massa espessa. Molhe seu cabelo e esfregue essa pasta pelo couro cabeludo realizando uma massagem para estimular a circulação; preste atenção especial às zonas que apresentam mais descamação, insistindo mais nelas.
Deixe atuar durante 15 minutos e depois enxágue com água morna abundante. Não é recomendável aplicar xampu depois. Pode usar este remédio caseiro para curar a caspa 3 vezes por semana, você verá os bons resultados.
Para selar o cabelo, acrescente uma colher de sopa de vinagre de maçã em um copo de água. Depois que retirar todo o bicarbonato do cabelo, enxaguar com o vinagre de maçã. deixar por uns três minutos e enxaguar novamente.

Máscara capilar das mulheres indianas
Máscara capilar de óleo de coco é o segredo de beleza dos lindos cabelos das mulheres indianas. Elas besuntam os cabelos com óleo de coco e dormem a noite toda assim. Pela manhã lavam os cabelos normalmente. Esse ritual deixa os cabelos com muito brilho, além de macios e nutridos. 

Cabelos lisos com óleo de coco – fios hidratados, saudáveis e cada dia mais lisos
O óleo de coco está presente nessa receita poderosa para deixar os fios naturalmente lisos. Ela trata, amacia, alisa e fortalece os fios.
Quem gosta de cabelos lisos e já fez alisamento artificial sabe o quanto eles prejudicam os fios. São agressivos, modificam a estrutura do cabelo e deixam com aspecto de esticado.
Hoje vamos te mostrar a eficácia do óleo de coco para alisar e nutrir os cabelos ao mesmo tempo. Ele está presente nessa receita poderosa para deixar os fios naturalmente lisos. Ela trata, amacia, alisa e fortalece os fios. Veja como é fácil fazer.

Você vai precisar de:
1 xícara de óleo de coco extra virgem (tem que ser o extra virgem para atingir o resultado esperado)
2 colheres (de sopa) de azeite de oliva extra virgem
3 colheres (de sopa) de maisena
1 limão
Como preparar:
Em um recipiente misture o suco de um limão com a maisena até que não fique nenhuma bolinha, bem misturado. Em seguida, junte o óleo de coco e o azeite de oliva e leve a mistura ao fogo médio mexendo sempre até que ela adquira uma consistência cremosa. Quando atingir essa textura, desligue o fogo e espere esfriar.

Aplique a mistura nos cabelos e deixe agir de 1 a 2 horas com uma touca de banho, não é preciso touca térmica. Depois, lave os cabelos com xampu e condicionador até que a mistura saia por completo do cabelo. Você pode repetir esse tratamento de 2 a 3 vezes por semana.

Resultados
O óleo de coco combinado com os demais ingredientes da receita ajudam a relaxar e alisar os fios, mas o efeito não é imediato como os produtos químicos. O efeito é gradual, cada vez que você passa irá perceber que o seu cabelo irá ficar mais liso e mais fácil de alisar com o secador e/ou chapinha. Logo no primeiro uso, você irá notar o seu cabelo mais macio e hidratado, com a sequência do tratamento vai ver como ele ficará cada dia melhor, com muita saúde e nenhuma química.

Alisamento com leite de coco e limão
Assisti a vários vídeos e o resultado que vi foram cabelos com um brilho muito intenso e um efeito de cabelo liso. Não sei quantas aplicações são necessárias, mas mesmo que não deixe completamente liso como mostram os vídeos, o efeito é de uma super hidratação.
Ingredientes:
10 colheres de sopa de leite coco (pode ser feito com leite de côco industrializado ou com a fruta)
suco de 1 limão
Como aplicar a mistura de leite de coco com limão:
Se for fazer o leite de coco natural, retire a polpa ou “carne” da fruta e bata no liquidificador com água do próprio coco no liquidificador. Em seguida é necessário coar num pano. Reserve o leite
Também pode ser utilizado o leite de coco industrializado
* Misturar os ingredientes até ficar homogêneo. A aplicação deve ser feito com ajuda de um pincel ou borrifador, pois a mistura fica bem líquida. Neste caso, a dica é aplicar com os cabelos secos e sujos, até dois dias sem lavar.
* Aplique o alisamento de mechas em mechas nos cabelos com apoio de pentes, espalhe a mistura para que penetre nos fios.
* Deixe secar a mistura nos cabelos por no mínimo 1 hora.
* Após o tempo indicado, lave os cabelos como de costume com shampoo e condicionador.
* Deixe secar naturalmente ou use secador e a prancha, o que dará um efeito ainda mais liso.
Dica importante: Durante a aplicação desta misturinha, nem pensar em pegar sol. O limão prejudica o cabelo se combinado com raios solares. Vale lembrar também que estas receitinhas são muito boas para o publico masculino!!

ROSTO

Hidratante para pele mista
1/4 de abacate
2 morangos
1 colher (sopa) de suco de laranja
Passe sobre o rosto e deixe por 30 minutos. Retire com água morna. Tente aplicar a cada 15 dias.

Hidratante para pele com espinhas
1 maço de salsinha
2 colheres (sopa) de extrato de alecrim
1 gaze
Amasse a salsinha e acrescente o extrato. Coloque a mistura e cubra com a gaze, deixando agir por 30 minutos. Retire com água e sabonete de glicerina ou neutro. Use 1 vez por semana.

Creme anti-manchas
Ingredientes
1/2 litro de água;
2 colheres (de chá) de creme de arroz;
1 pepino;
20 colheres (de café) de camomila.
Como fazer: Ferva a camomila no meio litro de água. A seguir, bata o pepino com a água da fervura da camomila e acrescente o creme de arroz. Aplique na pele limpa, deixando por 30 minutos. Enxágue com água.

Clarear manchas: 
Todos os dias, faça um creme à base de argila e levedura de cerveja, inibidores da melanina (pigmentação da pele) 
Ingredientes 1 colher (café) de levedura de cerveja (encontrada em loja de produtos naturais) 
3 colheres (sopa) de argila verde ou branca em pó (encontrada em loja de produtos naturais) 
Água suficiente para formar uma pasta mole 
Modo de fazer Misture a levedura de cerveja com a argila e a água. Faça uma pasta bem diluída. Aplique em forma de máscara e espere secar. Lave o rosto e passe protetor solar. Atenção: a mistura deve ser preparada na hora (como não tem conservantes, não dá para guardar e usar depois).

Outras receitas caseiras de beleza você encontra no blog Recriando - Dicas e Ideias.
Fonte: Planeta Água, Um ano sem lixo - Receita para fazer em casa: hidratante corporal 100% natural, por Cristal Muniz, Beleza Natural, Remédio Caseiro, Cura pela Natureza, Receitas Lá na roça, Beleza um como, Personare, Dicas on line, Salão Virtual, ABCMed.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...