"Quando se fala na sustentabilidade do planeta Terra, as pequenas mas significativas ações cotidianas de cada um, valem muito mais do que longos e evasivos discursos impregnados de proposituras que raramente são transformadas em realidade". (Prof. Zenobio Eloy Fardin)

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

O vinagre na limpeza ecológica

Dicas de com usar o vinagre na limpeza ecológica:

Utilidades do vinagre branco diluído em água:
Absorver odores – Remove cheiro de mofo de armários e ameniza o cheiro do ambiente de quem possui cachorros e gatos.
Limpar espelhos e vidros – Use um pano de microfibra (ou até mesmo uma camiseta velha) para evitar resíduos de pelos nestas superfícies após a aplicação.
Limpeza na cozinha – Com ajuda de um borrifador, utilize a mistura vinagre e água para limpar bancadas (com exceção de granito e mármore) e também sujeira do dia a dia de forno e fogão.
Limpeza no banheiro – Utilize o borrifador com a mistura na pia, no piso e do lado de fora do vaso sanitário. Para superfícies difíceis, como as paredes do box, por exemplo, aumente o poder de limpeza aquecendo um pouco a solução no microondas. Passe em toda superfície, espere agir por 15 minutos para então esfregar e enxaguar.
Utilidades do vinagre de vinho branco de álcool (não diluído em água):
Limpeza da parte interna do vaso sanitário – Despeje o vinagre em todo o vaso e escove com uma escova própria, para remover as manchas e o cheiro.
Limpeza da máquina de lavar roupas – Coloque um copo de vinagre no local em que normalmente depositamos o sabão em pó e deixe a máquina trabalhar sozinha, como se fosse realizar lavagem de roupas de algodão.
Substituição do amaciante de roupas – Ideal para quem tem pele sensível, o vinagre branco substitui o amaciante de roupas. Basta colocar 250 ml no enxágue da máquina no lugar do amaciante comum. 
Receitas ecológicas

Limpeza do ambiente
- 1 litro de água
- ½ copo de vinagre de álcool
- 1 colher (sopa) de bicarbonato sódio-
- ¼ copo de álcool
- 1 colher (sopa) de amaciante
Misture os ingredientes em um recipiente grande, uma vez que o vinagre e o bicarbonato efervescem quando são usados juntos. Depois você pode colocar o líquido em um frasco menor.
A composição pode ser borrifada sobre tecidos em geral: sofás, almofadas, camas de cachorro, cortinas, travesseiros, cobertores, roupas. Ela tira o mau cheiro e ainda deixa com o perfume do amaciante.
A solução também limpa carpetes, mofo de roupas, interior de armários, estofados e teto do carro, principalmente para quem fuma no carro, e tira cheiro de chulé dos tênis. Além disso, ele pode ser usado para lavar um tecido, no caso de uma limpeza mais profunda, sem medo de estragá-lo.
O liquido pode ser usado até mesmo como aromatizador de ambiente, bastar substituir o amaciante por gotinhas de essência.

Poderoso limpa tudo
1 parte de detergente líquido,
1 parte de vinagre branco  
2 (ou 3) partes de água morna.
Misture tudo e coloque em uma garrafa spray para facilitar a vida. É uma maravilha para limpar o box e a banheira.
No carpete aplique com um pano umedecido e seque. Repita o procedimento até que a mancha tenha desaparecido. Depois seque rapidamente usando um ventilador ou secador de cabelo. Quanto antes você retirar a mancha, mais fácil será para ela sair

Limpeza de vidros
Misture partes iguais de vinagre branco e água morna e esfregue no vidro. Seque com um pano macio. Suas janelas vão ficar limpinhas e com brilho.

Limpa vidros caseiro
250 ml de vinagre
1 colher de detergente
250 ml de álcool
Misture e coloque em um borrifador. Aplique em um pano e limpe os vidros.


Vaso sanitário limpo e cheiroso
As manchas mais difíceis, como as do vaso sanitário, você pode usar vinagre branco e escovar vigorosamente. Para tirar o cheiro do vaso, coloque 3 xícaras de vinagre branco e deixe por meia hora, depois é só dar descarga. 

Multiuso caseiro
Num frasco de vinagre de maçã, junte 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio e 1 copo de extrato de raspa de juá (árvore típica do Nordeste, também conhecida como juazeiro), à venda em lojas de produtos naturais. A solução tem validade de até seis meses se for guardada bem fechada e à sombra.

Limpador multiuso natural:
Ingredientes:
Vinagre branco  
Cascas de frutas cítricas frescas (laranja, limão, mexerica, entre outras).
Modo de fazer
1. Reúna em um recipiente de vidro as cascas de frutas cítricas. Para esta receita é recomendado usar um pote de azeitona de 500 mg.
2. Adicione vinagre branco até cobrir totalmente as cascas dentro do pote.
3. Tampe o pode e deixe o conteúdo descansar por uma ou duas semanas.
4. Após o período de ‘descanso’, coe o líquido e descarte as cascas.
5. Para facilitar o uso do produto caseiro, é recomendado colocá-lo em um borrifador.
6. O multiuso está pronto para ser usado. Ele é barato, biodegradável e fácil de aplicar nas superfícies.

Outras formas de usar o vinagre

Evita e acaba com cheiro de cigarro
Espalhe uns potinhos (boca larga) cheios de vinagre pelos cantos da casa. Se você colocar os potinhos antes dos fumantes chegarem, o cheiro nem impregna.
Elimine as marcas de caneta
Para acabar com as manchas na parede você deve derramar vinagre branco sobre a obra prima e esfregar usando pano ou uma esponja.
Limpe as teclas do piano
Para limpar as impressões digitais sujas e manchas do piano, basta molhar um pano macio em uma solução de ½ xícara de vinagre branco e 2 xícaras de água morna, esprema-o para que não fique gotejando, em seguida limpe cuidadosamente as teclas, use um segundo pano para secar. Deixe o teclado descoberto durante 24 horas após a limpeza.
Livre-se dos anéis de água
Para grandes superfícies de madeira você pode economizar misturando partes iguais de vinagre e azeite de oliva. Aplique na mancha de anel com um pano macio. Use outro pano limpo e macio para enxugar.
Para tirar os anéis de água dos móveis de couro, esfregue uma esponja (do lado macio) encharcada com vinagre branco.
Esconder arranhões na madeira
Misture  partes iguais de vinagre branco e iodo, em um pequeno frasco e pinte sobre um arranhão como um artista. Para madeiras mais escuras, mais iodo, para as madeiras mais claras, mais vinagre. Isso não fará com que o arranhão desapareça, mas vai ficar menos perceptível.
Remova cera da vela
Para limpar resquícios de vela em um móvel basta aquecer a cera com um secador de cabelo, depois secar com uma toalha de papel, em seguida retire o que resta esfregando um pano macio e absorvente embebido em uma solução feita de partes iguais de vinagre branco e água morna.
Lavar marcenaria
Para lavar paredes pintadas, trabalhos em madeira e persianas, use uma mistura de 1 xícara de amônia, ½ xícara de vinagre branco destilado e ¼ xícara de bicarbonato de sódio com 1 litro de água morna.
Limpe com uma esponja ou pano e enxágue com água limpa. A poeira e sujeira vão sair facilmente, mas não vai deixar marcas.
Limpeza do chuveiro
Coloque vinagre em uma sacola plástica e envolva o chuveiro, deixe lá por uma noite. 
Fonte: SOS Solteiros, Wiki How, Condomínios Verdes. Ecycle, Dicas da Lucy. 



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...