"Quando se fala na sustentabilidade do planeta Terra, as pequenas mas significativas ações cotidianas de cada um, valem muito mais do que longos e evasivos discursos impregnados de proposituras que raramente são transformadas em realidade". (Prof. Zenobio Eloy Fardin)

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

A transformação de um banquinho que ia para o lixo

Eu fui criada por pais que não nos deixavam, a mim e aos meus irmãos, desperdiçar nada, desde alimento, roupas e devíamos aproveitar ao máximo tudo o que a gente tivesse. Muito provável isso viesse dos tempos de necessidade em que eles viveram. Mas isso ficou tão forte em mim que me transformou numa pessoa avessa ao consumismo. Eu olho alguma coisa e penso que ela pode vir a ser útil, às vezes a ideia não vem na hora, mas vai chegando aos poucos. Com o banquinho eu ia trabalhando com ele e a ideia do que fazer com ele ia surgindo. Esse banquinho estava velho, sujo, atirado no fundo do pátio e com a parte de baixo podre. Mas tirando a parte bem de baixo apodrecida, a madeira estava boa. Precisaria dar um jeito de colocar dois suportes que ficam na lateral que ajudam a dar firmeza no banquinho  e que não existiam mais. Consegui fazer os dois que faltavam com pedaços de madeira que achei.
Estava precisando muito de um banquinho baixo e foi muito divertido ver aquele horrível ir tomando forma e ficando tão lindinho. Quase não precisei prepará-lo para receber tinta porque ele estava bem curtido pelo tempo em que ficou lá fora tomando chuva, sol, vento...
A primeira etapa foi lavar, a segunda dar uma lixadinha de leve, a terceira foi passar três demãos de tinta esmalte branca a base de água, que é excelente porque não deixa cheiro e é menos agressiva, a quarta etapa foi colar um guardanapo para decoupage no assento e a última parte foi passar verniz transparente por cima do guardanapo para proteger e poder limpar sem danificar.
O resultado ficou assim. Amei! 




Aqui parte das pernas do banquinho velho que foram retiradas.
Achei nos meus arquivos do Picasa essa foto de 2012 quando o banquinho já era velho.

Outro banquinho
Esse banquinho fiz em 2012. O passo a passo está AQUI.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...