segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

A organização da cozinha

Imagem: Kitchen Color Ideas
A cozinha abriga um volume muito grande de objetos e utensílios, É também na cozinha que passamos boa parte do tempo - não apenas preparando comida, almoçando ou jantando mas limpando e guardando esse vasto arsenal. Não é de admirar que essa parte da casa atraia tanta bagunça.

Por onde começar?
A organização da cozinha é quase sempre trabalho para um dia inteiro. Se você não dispõe desse tempo, divida a arrumação em tarefas menores. Arrume a pia hoje, limpe a geladeira e o freezer amanhã e continue organizando uma coisa de cada vez até ficar satisfeito com o resultado.
O tampo do aparador ou do balcão é um bom lugar para começar. A simples arrumação desse móvel já faz a cozinha toda parecer limpa e em ordem. Remova tudo que está acumulado sobre ele, deixando apenas as coisas que você usa pelo menos duas vezes por semana. Procure um lugar melhor para guardar as outras coisas - talvez a "caixa de doações". O passo seguinte é organizar de maneira prática.

O lugar ideal para guardar as coisas
Pense em todos os tipos de atividades que ocorrem na cozinha: preparar os alimentos, cozinhá-los, fazer as refeições, lavar a louça, talvez abrir as correspondências e separar as contas a pagar. Agora pense em que ponto da cozinha você faz essas coisas e nos apetrechos necessários para fazê-las. Analise o espaço que você tem em cada um desses pontos para guardar os utensílios de que vai precisar em cada atividade - eles devem estar à mão. Por exemplo: guarde a torradeira perto da cesta de pães, potes e panelas perto do fogão e a cafeteira ou o coador perto da pia.
Antes de começar a lamentar o pouco espaço que existe em sua cozinha, observe as paredes e o teto e veja-os como "armários" em potencial para acomodar suas coisas. Na cozinha dos restaurantes, os principais apetrechos do chef ficam penduradas, e não guardadas dentro de armários, pois isto é muito mais prático e eficiente. Se você tem um belo conjunto de panelas, pense em pendurá-lo num suporte preso à parede ou ao teto. Guarde as facas em suportes também presos à parede, assim como outros utensílios, que podem ficar numa prateleira ou em ganchos instalados perto do fogão.
Considere a ideia de embutir o micro-ondas ou o forno elétrico, caso pretenda renovar sua cozinha. Outra maneira de ganhar espaço é instalar o micro-ondas num suporte corrediço com prateleiras ou gavetas para acomodar muitos pequenos objetos, como livros de culinária, medidores, saca rolhas e abridores de latas.
Organização de armários e gabinetes
Retire tudo de seus armários (um de cada vez), jogue fora potes de plástico sem tampa e passe adiante os que você nunca usa por serem muito grandes ou muito pequenos. Se tiver copos e conjuntos para café além do necessário, descarte alguns. Faça o mesmo com tudo o que não tem utilidade para você e apenas ocupa espaço em seus armários.
O lugar ideal para as louças, os copos e os utensílios de aço inoxidável deve estar sempre próximo da pia para que fique fácil e rápido guardá-los depois de lavados. Uma boa ideia é colocá-los num armário perto da mesa para evitar problemas de circulação quando houver mais pessoas na cozinha. Uma forma excelente de aproveitar espaços para acomodar  a louça é aumentar o número de prateleiras instalando modulados de metal entre as prateleiras já existentes. Além disso, você pode prender ganchos debaixo de suas prateleiras para pendurar xícaras e canecas. Os copos devem ser guardados de cabeça para baixo para protegê-los da poeira. Os utensílios que têm cabo também podem ser pendurados sob a prateleiras..
Pendurar os utensílios e panelas aumentam o espaço útil da cozinha
Os aramados menores e os passadores na vertical, acomodam melhor os utensílios.
louça organizada com aramados e ganchos.
Se está faltando espaço na cozinha para guardar as coisas, instale prateleiras.

Os armários podem guardar os eletrodomésticos.
Condimentos e utensílios organizados com suporte e ganchos.
Condimentos e utensílios organizados com suporte e ganchos.

A porta do gabinete da pia é aproveitada para guardar material de limpeza.


Fonte: SMALLIN, Donna. Organiza-se: Soluções simples e fáceis para vencer o desafio diário da bagunça.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...