"Quando se fala na sustentabilidade do planeta Terra, as pequenas mas significativas ações cotidianas de cada um, valem muito mais do que longos e evasivos discursos impregnados de proposituras que raramente são transformadas em realidade". (Prof. Zenobio Eloy Fardin)

sábado, 14 de janeiro de 2017

10 dicas para a organização da geladeira

Comece a organizar sua geladeira retirando dela tudo que estiver "sobrando". Arrume primeiro a prateleira superior e vá descendo. Abra cada embalagem, verifique o prazo de validade e jogue fora tudo o que não estiver em boas condições. Descarte pequenas sobras de comida e acomode os demais gêneros em potes de vários tamanhos. Não deixe nenhum tipo de comida fora do recipiente adequado.

Observe quantos alimentos se estragaram por ter ficado ocultos ou esquecidos no fundo da geladeira. Organizar bem a sua geladeira evita o desperdício de alimentos e de dinheiro. Um bom planejamento para fazer as compras de mantimentos também ajuda.

Outra forma de reduzir o desperdício é fazer uma lista de sobras, frios, vegetais e outros alimentos perecíveis e fixá-la na porta da geladeira. Essa lista também diminui a necessidade de abrir tanto a geladeira, além de poupar energia elétrica e manter os alimentos frescos por mais tempo.

O lado externo da porta da geladeira também pode estar precisando de ordem. Remova todos os lembretes e recados e tudo quanto possa estar "poluindo" a porta de sua geladeira, deixando apenas o indispensável. O ideal seria manter a porta livre de tantos ímãs e penduricalhos.
Evite o excesso de ímãs e penduricalhos para não poluir visualmente.
Agora que sua geladeira está livre do excesso, é hora de organizá-la. A primeira coisa é decidir o melhor lugar para cada alimento. Abaixo algumas dicas importantes:

1. O compartimento de carnes é o ponto mais frio da geladeira -mantenha nele sempre os alimentos que vai descongelar para o consumo (não é o meu caso porque não como carne).

2. A gaveta maior da geladeira é fechada para manter a umidade. Guarde ali os vegetais. A alface ficará mais fresca se você a lavar, retirar o excesso de água das folhas e guardá-la em sacos plásticos lacrados. Retire o ar dos sacos antes de fechá-los. Esses sacos também servem para proteger o brócolis, cenouras, couve-flor, aipo, vagem, entre outros.
Se você lavar e conservar os vegetais em embalagens lacradas, não só prolongará a durabilidade deles, como também manterá a gaveta sempre limpa. Além disso, essas embalagens podem ser limpas e reutilizadas.
Pimentões, berinjelas, abóboras, beterrabas, repolhos e cogumelos podem ser envolvidos em sacos plásticos frouxos e guardados na gaveta. Faça o mesmo com ervas frescas, como salsa e cebolinha (mas sem lavá-las).
Vegetais e frutas organizados.
3. Alguns vegetais não devem  ficar na geladeira. O frio destrói o sabor dos pepinos. Você deve mergulhá-los em água fria e guardá-los em local fresco e seco. Se quiser servi-los gelados, resfrie-os um pouco antes de comê-los. As batatas também não devem ficar na geladeira, pois o amido se degrada rapidamente. Se você assar uma batata que esteve no refrigerador, ela ficará pastosa. Batatas, abobrinhas, alho, gengibre e cebolas se conservam melhor em locais frescos e secos.

4. Quase todas as frutas se dão melhor em temperatura ambiente até amadurecer. Isso inclui melões, maçãs, peras, ameixas, abacates e abacaxis. Para acelerar a maturação, ponha as frutas em sacos de papel. Não lave uvas nem morangos senão na hora de comer, porque a camada que os envolve serve para protegê-los. Guarde na geladeira em sacos plásticos frouxos e com alguns furos para não abafá-los. Nunca refrigere os tomates, deixe-os em local fresco e seco e só coma-os depois de maduros. As frutas maduras e já cortadas (exceto as bananas) devem ficar na geladeira para durar mais. As frutas cítricas devem permanecer em temperatura ambiente porque têm uma cobertura cerosa que conserva seu frescor.

5. Coloque na porta da geladeira apenas alimentos ou sucos em garrafas, jarros, ou frascos, agrupando-os conforme o tipo. Você pode usar uma prateleira para geleias, compotas e caldas e outra para condimentos e molhos. Ovos não devem ser guardados na porta da geladeira. Toda vez que se abre a porta, os ovos ficam expostos ao oxigênio e isso acelera sua deterioração. Para mantê-los frescos por mais tempo, deixe-os na própria embalagem e bem longe da porta.
A porta da geladeira pode guardar as garrafas de suco ou refrigerante.
6. Existem produtos que podem ajudar a organizar a geladeira. Você pode usar prateleiras corrediças para facilitar o acesso a todos os alimentos e evitar que se estraguem, porque fica mais fácil visualizá-los.
7. Outra maneira de facilitar o acesso aos alimentos é guardar produtos similares, como queijos, em caixas de plástico transparente que pode ser retirada da geladeira. Essa também é uma ótima maneira de acomodar garrafas e frascos que não cabem na porta da geladeira.

8. Para guardar sobras de alimentos de maneira limpa e organizada, compre conjuntos acopláveis de recipientes de vidro ou de plástico. Os recipientes quadrados e retangulares acomodam melhor os alimentos do que os redondos, assim como os transparentes permitem visualização imediata do conteúdo. Uma boa ideia é colocar rótulos nos recipientes e datá-los. Guarde as sobras sempre no mesmo lugar da geladeira e verifique-as todos os dias para evitar o desperdício. Não refrigere latas abertas de alimentos, transfira o que sobrou na lata para um recipiente de vidro ou plástico.
Geladeira organizada com potes transparentes.
9. Você pode também comprar para a sua geladeira um contêiner próprio para latas e garrafas, para estocar refrigerantes ou sucos.

10. Tome cuidado para não sobrecarregar a geladeira. O ar frio precisa circular com liberdade para que os alimentos não estraguem antes da hora.
Limpeza da geladeira

Quando for limpar a geladeira, a primeira coisa a fazer é esvazia-la e remover as prateleiras e gavetas móveis.
- Para limpeza das prateleiras e gavetas móveis
Use  uma solução de vinagre branco, limão e água.  Basta misturar 3 colheres de sopa de vinagre branco (de limão, álcool ou maçã), 1 colher de suco de limão coado e 1 litro de água. Aplique esta mistura na bucha e use para limpar estas partes, depois enxágue em água corrente e seque com um pano limpo e que não solte fiapos.
- Para limpar as paredes da geladeira e/ou freezer, use a seguinte receita:
Ingredientes
1 litro de água
2 colheres de sobremesa de bicarbonato de sódio
2 colheres de sopa de vinagre de limão
Modo de fazer
Embeba uma bucha nesta mistura e aplique na geladeira, usando o lado mais macio da esponja. Use um pano seco que não solte fiapo para secar e pronto

Fonte - Livro: SMALLIN, Donna. Organize-se: Soluções simples e fáceis para vencer o desafio diário da bagunça. Editora Gente.
Fonte - Internet: Lar Natural

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...