sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Utilizando a água da máquina de lavar

Dica ambiental preciosa, use a água da máquina de lavar para limpeza de chão, banheiros, calçadas, para colocar nas privadas. Ontem faltou água o dia inteiro e nós tínhamos água para limpeza da casa porque eu tinha lavado roupa na tarde anterior e enchi vários baldes grandes com a água da máquina.  A água da máquina de lavar também serve para aguar as plantas, principalmente se for a água do enxágue que tem só um pouquinho de sabão. É um sistema simples e tosco, mas que ajuda a economizar água e evitar o desperdício. A seguir alguns sistemas mais elaborados para reaproveitamento da água da máquina de lavar.

Reúso da água da máquina para o vaso sanitário

O inventor do projeto é Iago Santos, 18 anos, aluno do quarto ano do ensino médio cursado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia  (IFBA), numa formação integrada com o curso técnico em eletromecânica
"Tivemos uma escassez de água em 2012 e comecei a estudar para ter embasamento teórico sobre o assunto, para saber como poderia ajudar. A ideia veio de casa. Minha mãe já armazenava água da máquina de lavar na área de serviço, só que o uso no banheiro era manual", disse sobre a ideia inicial de desenvolvimento do sistema de reaproveitamento. 
A água da máquina de lavar é levada até o vaso sanitário.

Sistema de reúso da água da máquina passo a passo

A página ‘Desenrolados S.A ensina como montar um sistema de reuso da água da máquina, que Para fazer, é só seguir as dicas abaixo.


Foto por Desenrolados S.A
Você vai precisar de:
– 1 bombona (reservatório de plástico) de 200 litros (de preferência, que a tampa já venha com um furo)
– 2 flanges para caixa d’água de 1”
– 4 borrachas de vedação finas (ou 2 mais espessas e compatíveis com a flange)
– 1 torneira
– 1 rosca ¾”
– 1 fita veda rosca
– 1 mangueira (para saber o tamanho, meça a distância entre o local onde ficará o reservatório e o buraco na parede onde está posicionada a mangueira de saída da máquina de lavar)
Passo a passo para fazer o reservatório de água da máquina de lavar:
– Na marcenaria, mande fazer dois furos na bambona no tamanho da flange. O furo de baixo é para a torneira e o de cima é da válvula de escape para a água não transbordar.
Foto por Desenrolados S.A
– No furo de baixo, coloque a flange, com a borracha de vedação na parte de dentro do reservatório e outras duas finas (ou uma mais espessa) no lado de fora. Peça para alguém segurar o objeto na parte interna, enquanto rosqueia até deixar bem apartado na parte externa. Então, encaixe a torneira.
Foto por Desenrolados S.A
– Repita o mesmo procedimento no furo de cima, mas no lugar da torneira, adicione uma rosca.
Foto por Desenrolados S.A
– Posicione o reservatório no local desejado. (Lembre-se que a altura da mangueira de despejo da máquina necessita permanecer entre 85 a 120 cm do chão. Se for suspender a bombona, provavelmente terá de suspender a máquina também).
– Engate uma ponta da mangueira na rosca e a outra no furo da parede onde antes estava posicionada a mangueira de saída de água da máquina.
– Depois, encaixe a mangueira de saída da água da máquina no furo que já vem na tampa. Se a tampa não tiver abertura, posicione na borda do reservatório. Pronto, sistema já pode ser usado!

O Eco tanque

O Eco tanque de 90 litros é uma das opções para reúso da água da máquina de lavar. Ele é duas vezes sustentável, pois trata-se de um tanque reutilizado do transporte de azeitonas. Os tanques são restaurados pela equipe especializada Casológica, propiciando o aumento do ciclo de vida do material antes de acabar em um aterro sanitário. Ele é feito de polietileno de alta densidade e apresenta uma torneira para permitir a extração fácil da água armazenada.
O Eco Tanque 90 é leve (3 kg) e possui tamanho de 70 cm x 35 cm. Seu transporte é fácil e o produto está disponível na cor verde. Caso você esteja interessado em adquirir o produto, clique aqui.
Uma preocupação para aqueles que reutilizam a água da máquina de lavar colocando-as em tambores é a proliferação do mosquito da dengue. Por esse motivo, é fundamental manter a cisterna sempre fechada para evitar que mosquitos da dengue depositem seus ovos na água.
Por ser água de reúso, ela não pode ser ingerida e deve ser utilizada em até 48 horas, ou começará a exalar mau cheiro, já que possui sabão, amaciante, sujeira, cabelo e células mortas da pele. Isso faz com que ela gere mais bactérias que a água da chuva e que se decomponha mais rapidamente.
Imagem: Ecycle

Fonte: Ecycle, Planeta Água, Desenrolados S,A, G1.

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Sorvete de mamão

Para fazer esse sorvete não precisa de sorveteira, não vai açúcar e é muito rápido de ser feito. Só o que precisamos é de banana e mamão congelados.

Ingredientes:
2  xícaras de banana picada e congelada
2 xícaras de mamão picado e congelado
Retire as frutas do congelador e deixe 5 minutos em temperatura ambiente para não forçar muito o liquidificador ou processador. Bata no liquidificador ou processador até ficar cremoso.


Sorvete cremoso de banana


Esse sorvete é feito com apenas um ingrediente, banana madura congelada.
Pegue uma banana bem madura, corte-a em rodelas e coloque num vidro com tampa no congelador. Deixe congelar por no mínimo duas horas, embora seja melhor que fique toda a noite no congelador. 

Na hora de preparar o sorvete, deixe a banana em temperatura ambiente por cinco minutos para não forçar muito o motor do aparelho. Coloque as bananas congeladas no liquidificador ou processador (eu coloquei no liquidificador) e vá batendo aos poucos até ficar cremoso.
Sirva imediatamente. No meu sorvete eu coloquei por cima amendoim torrado grosseiramente picado e ficou uma delícia!!!

O que é veganismo

Veganismo é um movimento a respeito do direito dos animais. Significa os princípios pelos quais o ser humano viva sem explorar os animais.
É a prática e busca ao fim do uso de animais para alimentação,caçavivissecção, confinamento e todos os outros usos que envolvam exploração da vida animal. Os veganos procuram abolir qualquer prática que explore animais, zelando pela preservação da liberdade e integridade animal. Também boicotam qualquer produto de origem animal (alimentar ou não), além de produtos que tenham sido testados em animais ou que incluam qualquer forma possível de exploração animal nos seus ingredientes ou processos de manufatura. Ou seja, não utilizam produtos de beleza de higiene pessoal, de limpeza, entre outros, que não estejam isentos de crueldade.
Preferem usar os termos “animais não humanos” ou “seres sencientes”, em vez de irracionais.
Veganismo não é dieta, é um conjunto de práticas focadas nos Direitos dos Animais que, por consequência, adota uma alimentação estritamente vegetariana. Entende-se que os animais têm o direito de não serem usados como propriedade e que o veganismo é a base ética para levar à sério esse direito, pelo mínimo de respeito a eles.

Fonte: Wikipédia

quarta-feira, 20 de janeiro de 2016

Pastel integral assado

Hoje apresento para vocês uma receita deliciosa de pastel integral assado com recheio de palmito, mas você pode trocar por outro que mais te agradar com os ingredientes que tiver na tua cozinha. Eu gosto muito do recheio de berinjela e foi o que fiz. Porém coloco duas opções de recheio, o de palmito, que é o recheio da receito original e o de berinjela, que é o de minha preferência.

Ingredientes

Massa

1 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 xícara (chá) de farinha de trigo branca
1/3 xícara (chá)  de óleo vegetal
1 colher (sopa) de chia (opcional)
1 colher (chá) de sal

Em uma vasilha misture as farinhas, o óleo, o sal e a chia. Amasse a mistura até formar uma massa homogênea e que desgrude das mãos. Transfira a massa para uma superfície lisa e abra a massa com um rolo. Corte a massa em forma de discos do tamanho que preferir. Deixe a massa descansar enquanto prepara o recheio.

Recheio de palmito

2  xícaras e 1/2 de palmito picado
1 cebola grande picada
3 colheres (sopa) de óleo vegetal
1 colher (sopa) de amido de milho ou amido de mandioca
1 colher (chá) de orégano ou outro tempero que preferir
Sal e pimenta à gosto

Em uma panela aqueça o óleo e frite a cebola até dourar. Adicione o palmito picado e o orégano. Dilua o amido de milho ou de mandioca em um pouquinho de água e adicione no recheio. Misture até ficar homogêneo, Acrescente o sal e a pimenta. Desligue o fogo e espere esfriar para rechear os pasteis. Leve para assar.

Recheio de Berinjela

1 berinjela picada
1 cebola picada
1 dente de alho
3 colheres (sopa) de óleo
1 tomate picado
Sal e pimenta à gosto

Salgue a berinjela e deixe descansar para sair o amargor. Enquanto isso frite a cebola e o alho no óleo. Coloque o tomate picado e a berinjela e cozinhe até amaciar e secar o liquido. Espere esfriar e recheie os pasteis.

Observação:
A massa não rende muito. Se você quiser fazer uma quantidade maior terá que dobrar a receita. O recheio que fiz foi de berinjela. Eu fiz pasteis pequenos e a massa ficou grossinha.

Fonte: Tempero Alternativo
Imagem: Bit of the good stuff

domingo, 3 de janeiro de 2016

Breve história dos blogs


Segundo o dicionário, "Blog é uma palavra que resulta da simplificação do termo weblog. Este, por sua vez, é resultante da justaposição das palavras da língua inglesa web e log. Web aparece aqui com o significado de rede (da internet) enquanto que log é utilizado para designar o registro de atividade ou desempenho regular de algo".
Os blogs existem há cerca de vinte anos. Em 1994, o mundo testemunhou o nascimento daquilo que muitos concordam ser o primeiro blog. Foi chamado Links.net, onde seu criador Justin Salão compartilhava seus pensamentos. Era uma simples página, mas mudou o rumo de como podemos compartilhar ideias e conteúdo na web.
Em 1999, a Pyra Labs lançou um serviço de blog gratuito chamado Blogger. O software permitiu a qualquer pessoa com uma conexão à internet criar um blog pessoal.
Outras plataformas surgiram, como o WordPress e Typepad. Alguns, como o WordPress, permitiu aos usuários fazer o download do software e enviá-lo para seus próprios servidores para uso em um domínio separado.
Os blogs se tornaram um dos sistemas mais utilizados na internet, em 1999 não passavam de 50, no ano de 2001 eram milhares de blogs e em 2003 eles atingiram a média de 3 milhões de blogs, ano em que se tornaram febre no Brasil.
Com o passar do tempo, os blogs se tornaram uma ferramenta para as empresas  se conectarem com seu público e conseguirem  mais tráfego. Eles também serviram de ferramenta para profissionais criativos.
Plataformas introduziram a opção de blogs de vários autores. Em outras palavras, várias pessoas poderiam postar em um único blog usando diferentes nomes de usuários, senhas, biografias e fotos.A monetização dos blogs transformou mais uma vez os blogs com o surgimento do Google Adsense, em março de 2003.
Com o advento das mídias sociais e redes sociais a partir de 2004 a blogosfera começou a perder um pouco  do espaço que tinham no período de crescimento.
Quanto ao futuro dos blogs, é certo eles já não são como eram em 2008.quando comecei a blogar, Hoje um número muito grande de pessoas utilizam os celulares com o whatsapp e a comunicação é muito rápida. Então a conclusão é que hoje as pessoas não querem perder tempo, querem uma comunicação rápida e que possa ser acessada em qualquer lugar. Talvez nesse sentido os blogs estejam perdendo espaço e precisarão se adaptar aos novos tempos para não acabarem.

Fonte: http://www.significados.com.br/blog/
           http://www.creativebloq.com/web-design/history-blogging-51411626
           http://theblogpress.com/blog/a-brief-history-of-blogging/
           http://www.brogui.com/a-historia-dos-blogs/
           http://www.webdesignerdepot.com/2011/03/a-brief-history-of-blogging/

sábado, 2 de janeiro de 2016

Meu cartaz Keep Calm

Eu tinha muita vontade de fazer um cartaz desses Keep Calm, mas achei que ia ser demorado, então fui adiando. Passando pela internet li em um blog a história dos cartazes e aí me deu vontade de fazer um cartaz com uma frase  relacionada com esse blog ambiental Como vocês podem ver usei a frase "Vamos reciclar". Eu adorei o resultado!.

Empolgada, fiz esse outro cartaz sobre animais.


Fonte: The Keep Calm-o-matic!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...