quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

Sete maneiras de dar início a tarefa de organizar a casa

Eu sou uma bagunceira sob controle, mas penei muito até aprender a me organizar e facilitar um pouco a minha vida, mas estou sempre aprendendo. Um descuido e tudo pode voltar a ficar bagunçado. Então separei algumas dicas muito preciosas para mim, que aprendi no livro Casa limpa e arrumada, da Donna Smallin.
Uma casa livre da desordem é mais fácil de limpar. Pense que todos os objetos que você não usa, não precisa ou não quer mais e que  só servem para acumular poeira e teias de aranha. Se não tomar nenhuma providência, o acúmulo de bagunça vai crescer a tal ponto que uma limpeza eficiente exigirá grande desperdício de tempo e esforço. Mesmo que você empenhe em arrumar sua casa, será impossível fazê-la parecer limpa com pilhas e pilhas de papéis e outros objetos espalhados nas mesas, nos móveis e no chão. Eu passei por isso, na minha profissão o que mais se faz é acumular papel. Então, o que fazer?
Aliviar o ambiente de coisas que ocupam espaço
O que devemos manter e o que devemos descartar é uma decisão nem sempre tão fácil. Então,  antes de iniciar o processo de limpeza, o de organização precisa vir primeiro para desatravancar a casa. A limpeza se tornará mais rápida depois da arrumação, e esse é um dos benefícios mais apreciáveis do hábito de manter a casa organizada.
A parte mais difícil do processo de arrumação é justamente o início, pois a bagunça não vai desaparecer da noite para o dia. Mas se você assumir o compromisso de reservar 15 minutos diários às atividades de organização, seu progresso se tornará visível quase de imediato. Comece hoje mesmo e seja persistente. A recompensa vale o esforço.
Abaixo sete maneiras de dar início à tarefa de organizar a casa.
1. Assuma um compromisso consigo mesma. Anote em sua agenda as tarefas reservadas para cada dia e cumpra-as como faria com qualquer outro compromisso importante.
2. Concentre-se na arrumação de uma gaveta, de uma prateleira ou de uma pequena área de cada vez e só pare quando concluir a tarefa.
3. Estabeleça metas diárias simples - reserve algum tempo para a arrumação da gaveta do gabinete da pia da cozinha, por exemplo.
4. Planeje uma recompensa para cada tarefa cumprida. Após organizar a bancada da cozinha, por exemplo, leia sua revista ou seu livro preferido depois do jantar.
5. Tente encontrar uma solução simples para aquilo que considera mais frustrante em sua rotina diária. Se você, por exemplo, perde muito tempo de manhã procurando os brincos mais adequados, trate de organizar os seus acessórios.
6. Faça uma lista de todas as tarefas de organização e escreva todas elas num pedaço de papel. Coloque os papéis dentro de um pote e "sorteie" um deles na hora de dar início a arrumação. Dedique todo o tempo reservado naquele dia a tarefa sorteada e prossiga nos dias seguintes, se for o caso, até concluí-las. Retire outro pedaço de papel do pote e cumpra a nova tarefa sorteada.
7. Ajuste o alarme do relógio ou ouça o seu cd preferido para estabelecer o tempo de duração de uma tarefa. Quando o alarme soar ou o cd terminar, será hora de parar - ou de prosseguir se você estiver disposta a fazer mais. Caso contrário, pare e deixe o restante para o dia seguinte, pois sempre haverá o que fazer.

Fonte: SMALLIN, Donna. Casa limpa e arrumada: organize-se para cuidar da limpeza sem deixar de viver. Editora Gente.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...