"Quando se fala na sustentabilidade do planeta Terra, as pequenas mas significativas ações cotidianas de cada um, valem muito mais do que longos e evasivos discursos impregnados de proposituras que raramente são transformadas em realidade". (Prof. Zenobio Eloy Fardin)

sábado, 31 de dezembro de 2016

Dicas para tirar agrotóxicos dos vegetais

Tenho muita preocupação com os agrotóxicos presentes nos vegetais que consumimos, principalmente porque minha alimentação é vegana. Essas dicas são de dois especialistas, um biólogo e um médico e parecem ser bem confiáveis. Eu costumo seguir a dica do biólogo Mauro, a do bicarbonato e vinagre.
Temos que ter em mente que o melhor seria nos alimentarmos de vegetais orgânicos, mas nem sempre é possível. Temos que saber também que em nenhum dos casos o agrotóxico vai ser 100% retirado, mas uma parte dele é eliminado, o que é muito bom.

Dica do biólogo Mauro Velho
1) Coloque os vegetais em uma bacia com água limpa e deixe-os nessa água por cinco minutos (esta é a primeira lavagem).
2) Depois, transfira os vegetais para uma bacia com água bicarbonato de sódio - 1 colher (sopa) para cada litro de água.
3) Deixe-os 40 minutos nesta bacia com água e bicarbonato. O bicarbonato remove até 90% dos agrotóxicos.
4) Coloque os vegetais de novo numa bacia com água durante cinco minutos. Isto é necessário porque, se o bicarbonato entrar em contato com vinagre, haverá uma reação e perderá o efeito.
5)  Ponha os vegetais numa bacia com água e vinagre - 1 colher (sopa) para cada litro de água.
São necessários 40 minutos nesta última etapa para, de acordo com o professor, haver a remoção dos agrotóxicos não eliminados pelo bicarbonato.

Dica do dr. Lair Ribeiro
Numa farmácia, compre uma seringa de 5 ml e um vidrinho de tintura de iodo a 2%.
Numa tigela de plástico, coloque um litro de água filtrada.
Usando a seringa, adicione 5 ml de tintura de iodo à água filtrada.
Lave os vegetais, frutas e legumes e coloque-os na tigela durante uma hora.
Passado esse tempo, lave novamente os vegetais e eles estarão prontos para consumo, sem cheiro, sem cor diferente e totalmente livres dos agrotóxicos que nos envenenam e são a causa de várias doenças.
Se você quiser saber mais sobre os agrotóxicos, publiquei um texto chamado " A agricultura e o uso de agrotóxicos". Para ler clique AQUI.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...