segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Dicas para se tornar organizado

Você sempre foi desorganizado? Alguém, algum dia, te ensinou como se organizar? Provavelmente não, mas essa habilidade pode ser adquirida em qualquer momento da vida e aplicá-la transformando a bagunça em ordem.
O que vou colocar para vocês é baseado na minha própria experiência. Sou uma pessoa desligada para as coisas que considero chatas, uma das coisas que acho  muito chata é limpar a casa e manter tudo organizado num tempo mais longo. Mas adoro ver tudo limpinho e organizado, poder achar as coisas que preciso rapidamente sem o stress de ficar procurando. Descobri que o segredo é se organizar seguindo um plano por escrito. O meu grande problema é que eu fazia tudo por alguns dia  e depois tudo voltava a ficar bagunçado. Eu não sabia como era importante ter um planejamento e colocar por escrito e seguir como se fosse um roteiro. Como não tinha um especialista para me ajudar a resolver o meu problema com a bagunça, comprei um livro chamado Organize-se, de Donna Smallin para saber o que fazer. Além do livro, na internet também tem muito material.

O custo da bagunça
Você já calculou quanto tempo gasta procurando as chaves do carro, as contas para pagar, os acessórios da roupa para vestir para trabalhar? Isso tudo tem um custo, em stress, em atraso e em irritação. E a gente fica se perguntando porque não resolveu tudo com antecedência.
Aqui vão as dicas que tenho aplicado para manter a minha casa e a minha vida em ordem:
1) Ponha no papel
Anote claramente o que você precisa fazer, os seus objetivos, o que pretende alcançar. Quando você anota você assume um compromisso com você mesmo.
2) Crie um plano
Um plano é uma espécie de mapa que te dará uma direção para seguir. Se esquecer de alguma coisa ele estará lá por escrito. A primeira pergunta que você deve se fazer é de que maneira a tarefa de se organizar vai melhorar a tua vida.
3) Estabeleça um prazo para a realização desse plano
Estabeleça um prazo realista para a realização desse plano. Pode criar um plano de 30 dias. Faça uma lista das cinco coisas que você precisa realizar com mais urgência para conter a bagunça. Ao final do mês, caso não tenha conseguido alcançar todas as suas metas, crie outro plano e tente novamente com as metas não alcançadas.
Exemplo de plano
O que quero
* Organizar meus armários e minhas gavetas para conseguir vestir-me mais depressa pela manhã.
* Lembrar sempre datas importantes, compromissos e tarefas.
* Criar um esquema para pagar contas em dia e livrar-me dos juros.
Quando quero
Em (marque a data)
O que estou disposto a fazer
Desligar a TV e o computador durante as noites de terça e quinta-feira e usar esse tempo na organização de atividades.
Esse é só um exemplo de plano, que você vai adaptar a sua realidade. Em alguns casos será necessário desligar o celular para manter o foco.
Fonte: SMALLIN, Donna. Organize-se: soluções simples e fáceis para vencer o desafio diário da bagunça. Editora Gente.
Imagem: Organizar Minha Vida.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...