sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

Utilizando a água da máquina de lavar

Dica ambiental preciosa, use a água da máquina de lavar para limpeza de chão, banheiros, calçadas, para colocar nas privadas. Ontem faltou água o dia inteiro e nós tínhamos água para limpeza da casa porque eu tinha lavado roupa na tarde anterior e enchi vários baldes grandes com a água da máquina.  A água da máquina de lavar também serve para aguar as plantas, principalmente se for a água do enxágue que tem só um pouquinho de sabão. É um sistema simples e tosco, mas que ajuda a economizar água e evitar o desperdício. A seguir alguns sistemas mais elaborados para reaproveitamento da água da máquina de lavar.

Reúso da água da máquina para o vaso sanitário

O inventor do projeto é Iago Santos, 18 anos, aluno do quarto ano do ensino médio cursado no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia  (IFBA), numa formação integrada com o curso técnico em eletromecânica
"Tivemos uma escassez de água em 2012 e comecei a estudar para ter embasamento teórico sobre o assunto, para saber como poderia ajudar. A ideia veio de casa. Minha mãe já armazenava água da máquina de lavar na área de serviço, só que o uso no banheiro era manual", disse sobre a ideia inicial de desenvolvimento do sistema de reaproveitamento. 
A água da máquina de lavar é levada até o vaso sanitário.

Sistema de reúso da água da máquina passo a passo

A página ‘Desenrolados S.A ensina como montar um sistema de reuso da água da máquina, que Para fazer, é só seguir as dicas abaixo.


Foto por Desenrolados S.A
Você vai precisar de:
– 1 bombona (reservatório de plástico) de 200 litros (de preferência, que a tampa já venha com um furo)
– 2 flanges para caixa d’água de 1”
– 4 borrachas de vedação finas (ou 2 mais espessas e compatíveis com a flange)
– 1 torneira
– 1 rosca ¾”
– 1 fita veda rosca
– 1 mangueira (para saber o tamanho, meça a distância entre o local onde ficará o reservatório e o buraco na parede onde está posicionada a mangueira de saída da máquina de lavar)
Passo a passo para fazer o reservatório de água da máquina de lavar:
– Na marcenaria, mande fazer dois furos na bambona no tamanho da flange. O furo de baixo é para a torneira e o de cima é da válvula de escape para a água não transbordar.
Foto por Desenrolados S.A
– No furo de baixo, coloque a flange, com a borracha de vedação na parte de dentro do reservatório e outras duas finas (ou uma mais espessa) no lado de fora. Peça para alguém segurar o objeto na parte interna, enquanto rosqueia até deixar bem apartado na parte externa. Então, encaixe a torneira.
Foto por Desenrolados S.A
– Repita o mesmo procedimento no furo de cima, mas no lugar da torneira, adicione uma rosca.
Foto por Desenrolados S.A
– Posicione o reservatório no local desejado. (Lembre-se que a altura da mangueira de despejo da máquina necessita permanecer entre 85 a 120 cm do chão. Se for suspender a bombona, provavelmente terá de suspender a máquina também).
– Engate uma ponta da mangueira na rosca e a outra no furo da parede onde antes estava posicionada a mangueira de saída de água da máquina.
– Depois, encaixe a mangueira de saída da água da máquina no furo que já vem na tampa. Se a tampa não tiver abertura, posicione na borda do reservatório. Pronto, sistema já pode ser usado!

O Eco tanque

O Eco tanque de 90 litros é uma das opções para reúso da água da máquina de lavar. Ele é duas vezes sustentável, pois trata-se de um tanque reutilizado do transporte de azeitonas. Os tanques são restaurados pela equipe especializada Casológica, propiciando o aumento do ciclo de vida do material antes de acabar em um aterro sanitário. Ele é feito de polietileno de alta densidade e apresenta uma torneira para permitir a extração fácil da água armazenada.
O Eco Tanque 90 é leve (3 kg) e possui tamanho de 70 cm x 35 cm. Seu transporte é fácil e o produto está disponível na cor verde. Caso você esteja interessado em adquirir o produto, clique aqui.
Uma preocupação para aqueles que reutilizam a água da máquina de lavar colocando-as em tambores é a proliferação do mosquito da dengue. Por esse motivo, é fundamental manter a cisterna sempre fechada para evitar que mosquitos da dengue depositem seus ovos na água.
Por ser água de reúso, ela não pode ser ingerida e deve ser utilizada em até 48 horas, ou começará a exalar mau cheiro, já que possui sabão, amaciante, sujeira, cabelo e células mortas da pele. Isso faz com que ela gere mais bactérias que a água da chuva e que se decomponha mais rapidamente.
Imagem: Ecycle

Fonte: Ecycle, Planeta Água, Desenrolados S,A, G1.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...