domingo, 3 de janeiro de 2016

Breve história dos blogs


Segundo o dicionário, "Blog é uma palavra que resulta da simplificação do termo weblog. Este, por sua vez, é resultante da justaposição das palavras da língua inglesa web e log. Web aparece aqui com o significado de rede (da internet) enquanto que log é utilizado para designar o registro de atividade ou desempenho regular de algo".
Os blogs existem há cerca de vinte anos. Em 1994, o mundo testemunhou o nascimento daquilo que muitos concordam ser o primeiro blog. Foi chamado Links.net, onde seu criador Justin Salão compartilhava seus pensamentos. Era uma simples página, mas mudou o rumo de como podemos compartilhar ideias e conteúdo na web.
Em 1999, a Pyra Labs lançou um serviço de blog gratuito chamado Blogger. O software permitiu a qualquer pessoa com uma conexão à internet criar um blog pessoal.
Outras plataformas surgiram, como o WordPress e Typepad. Alguns, como o WordPress, permitiu aos usuários fazer o download do software e enviá-lo para seus próprios servidores para uso em um domínio separado.
Os blogs se tornaram um dos sistemas mais utilizados na internet, em 1999 não passavam de 50, no ano de 2001 eram milhares de blogs e em 2003 eles atingiram a média de 3 milhões de blogs, ano em que se tornaram febre no Brasil.
Com o passar do tempo, os blogs se tornaram uma ferramenta para as empresas  se conectarem com seu público e conseguirem  mais tráfego. Eles também serviram de ferramenta para profissionais criativos.
Plataformas introduziram a opção de blogs de vários autores. Em outras palavras, várias pessoas poderiam postar em um único blog usando diferentes nomes de usuários, senhas, biografias e fotos.A monetização dos blogs transformou mais uma vez os blogs com o surgimento do Google Adsense, em março de 2003.
Com o advento das mídias sociais e redes sociais a partir de 2004 a blogosfera começou a perder um pouco  do espaço que tinham no período de crescimento.
Quanto ao futuro dos blogs, é certo eles já não são como eram em 2008.quando comecei a blogar, Hoje um número muito grande de pessoas utilizam os celulares com o whatsapp e a comunicação é muito rápida. Então a conclusão é que hoje as pessoas não querem perder tempo, querem uma comunicação rápida e que possa ser acessada em qualquer lugar. Talvez nesse sentido os blogs estejam perdendo espaço e precisarão se adaptar aos novos tempos para não acabarem.

Fonte: http://www.significados.com.br/blog/
           http://www.creativebloq.com/web-design/history-blogging-51411626
           http://theblogpress.com/blog/a-brief-history-of-blogging/
           http://www.brogui.com/a-historia-dos-blogs/
           http://www.webdesignerdepot.com/2011/03/a-brief-history-of-blogging/

2 comentários:

Ane disse...

Oi Regina! Prazer em conhece-la através de seu blog.Obrigada pela visita e comentário lá no meu cantinho.Gostei dos assuntos que encontrei por aqui.Sou blogueira faz tempo,antes do blogger eu tinha um blog no IG,depois no UOL e sempre gostei de blogar. Nunca parei até hoje,embora de vez em quando entre em hiatus.Adorei este post!Um abraço!

Regina Bolico disse...

Oi Ane! Adorei o teu blog A Lua e Eu,é de uma delicadeza incrível. Obrigada pela visita ao meu cantinho, seja sempre bem-vinda!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...