quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Quiche de brócolis, milho e cenoura

Adoro quiche, em geral sempre faço a mesma massa e vou variando o recheio, conforme o que tenho em casa no dia. Muitas vezes aproveito as sobras de algum alimento para fazer o recheio. No caso desse recheio específico, foi feito para reaproveitar o brócolis que já estava quase amarelando, mais o molho de cenoura e milho.

sábado, 17 de outubro de 2015

Doce de banana vegano

A banana tem fibras que ajudam a diminuir o apetite  e ajuda a aumentar a produção de serotonina, responsável pelo bom humor, entre outros benefícios. Mais informações sobre os benefícios da banana você encontra aqui.

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Quiche de berinjela


A receita da massa é a mesma da quiche de milho e cenoura. O recheio da torta de hoje é de berinjela, e o creme de leite e o molho de tomate usados no recheio são caseiros.

Massa

1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo integral
1 xícara (chá) de farinha branca
2 colheres (sopa) de óleo de coco
3 colheres (sopa) de óleo de milho ou girassol
1 pitada de sal
Água

Juntar as farinhas, o óleo de coco, o óleo e a pitada de sal. Colocar a água aos pouquinhos até ficar uma massa compacta. Arrumar a massa num refratário, deixando uma beirada um pouco alta nas bordas.

Observação:
Caso você prefira, a receita original usa creme vegetal (4 colheres de sopa) no lugar do óleo de coco e do óleo de girassol ou de milho.

Recheio

1 berinjela
1 cebola pequena
1 dente de alho
3 colheres (sopa) de óleo
4 colheres (sopa) de molho de tomate caseiro (receita aqui)
4 colheres (sopa) de creme de leite de soja caseiro
Sal e pimenta à gosto
Manjericão ou outra erva ao seu gosto

Cortar a berinjela em cubinhos e colocar e colocar sal. Deixe a berinjela descansando numa peneira ou escorredor de macarrão para ir escorrendo o líquido. Isso vai tirar o amargo da berinjela. Enquanto isso pique uma cebola em rodelas finas e coloque para fritar no óleo até dourar. Coloque a berinjela junto com a cebola e cozinhe até ficar macia, mas que não desmanche. Coloque o molho de tomate, mexa e desligue o fogo. Espere esfriar um pouco e coloque o creme de leite. Misture e coloque  o recheio por cima da massa.. Leve ao forno médio para assar por cerca de 30 minutos ou até o recheio secar e ficar dourado.
A massa crua
O recheio de berinjela com o creme de leite de soja caseiro
A torta antes de ir para o forno
A torta depois de assada


Aqui a torta pronta para comer

domingo, 11 de outubro de 2015

Queijo de batata doce

Aqui outra receita de queijo vegetal, é o queijo de batata doce feito da maneira como foi feito o queijo de mandioca. É gostoso e fácil de fazer. Você pode usar em sanduíches, pizza, lasanha e outros pratos que precisem de queijo vegetal. Aprendi essa receita no livro virtual Receitas Ogras &Veganas, que pode baixar gratuitamente pela internet.

Ingredientes

1 batata doce grande ou 2 pequenas (em torno de 3 xícaras de chá)
2 xícaras (chá) da água do cozimento da batata doce
1 xícara (chá) de polvilho doce
1 xícara (chá) de polvilho azedo
1/4 xícara (chá) de azeite de oliva
1 colher (chá) de sal
1/2 limão
1 colher (sobremesa) de açafrão ou cúrcuma (eu não usei porque gostei mais da cor natural da batata doce)
1 colher (sobremesa) de levedo de cerveja (opcional - não coloquei)

Faça um purê com a batata doce depois de cozida na panela de pressão. Coloque no liquidificador com a água do cozimento e com os demais ingredientes e bata até que adquira uma consistência pastosa. Leve ao fogo médio e cozinhe por 8 minutos até engrossar,  sem deixar ferver. Coloque num pirex untado, espere esfriar e leve à geladeira para endurecer.

Observação:
Se colocar o açafrão ou cúrcuma o queijo vai adquirir uma coloração amarelo forte. Optei por deixar com a cor natural da batata doce.

Queijo sem o açafrão ou cúrcuma
Queijo com açafrão ou cúrcuma
Queijo de batata inglesa receita aqui

sábado, 10 de outubro de 2015

Torta cremosa de grão de bico


Essa torta eu faço com muita frequência aqui em casa.  Além de vegana, ela não tem glúten e é deliciosa! Aprendi essa receita no Menu Vegano, mas fiz algumas alterações na receita:  troquei o refogado de alho poró da receita original por um refogado feito com cebola, molho de tomate caseiro, cenoura, tofu e brócolis. Outra alteração que fiz foi  que não coloquei fermento químico na receita e não fez falta, a  torta ficou cremosa e úmida, além de muito gostosa.

Ingredientes

Massa

3 xícaras (chá) de grão de bico com a água do cozimento
3 colheres (sopa) de farinha de linhaça  (linhaça batida no liquidificador)
2 colheres (sopa) de cebola
1 dente de alho
1 colher (chá) de sal
1 colher (chá) de fermento químico (eu não coloquei)
Pimenta do reino à gosto

Deixar o grão de bico de molho por umas 8 horas e depois cozinhar na panela de pressão por cerca de 20 minutos.
Bater todos os ingredientes no liquidificador até que fique uma massa homogênea, Untar um pirex e colocar a massa para assar por cerca de 20 minutos. Passado esse tempo retire a torta do forno e coloque o refogado escolhido por cima da torta, aperte para que penetre na massa e volte ao forno por mais 20 minutos ou até que a torta esteja assada.

 Refogado para colocar em cima da torta

1 cebola pequena
1 cenoura pequena cortada em cubinho
3 colheres (sopa) de molho de tomate caseiro (receita aqui)
1 maço de brócolis
1 xícara (chá) de tofu cortado em cubinhos (pode colocar outro queijo vegetal)
2 colheres (sopa) de óleo
Sal e pimenta à gosto

Refogar a cebola no óleo até ficar dourada. Acrescente a cenoura cortada em cubinhos,  e o molho de tomate.  Misturar bem e deixar cozinhar por cerca de 5 minutos. Acrescente o brócolis e o tofu em cubinhos, o sal e a pimenta à gosto, mexa rapidamente e desligue o fogo. Coloque esse refogado em cima da torta e aperte para que penetre na massa. Leve a torta ao forno novamente e retire  depois de 20 minutos ou até que a torta esteja assada.
A massa crua de grão de bico vai ao forno
Enquanto isso é preparado o refogado de  brócolis, cenoura e tofu
Aqui a torta foi coberta pelo refogado
E aqui a torta pronta

Pronta para comer...

terça-feira, 6 de outubro de 2015

O que fazer com o resíduo do leite de coco


Fiz leite de coco e surgiram muitas ideias de como usar o resíduo, que na verdade é o próprio coco ralado. A primeira sugestão é de um docinho chamado trufas de cacau.  Essa receita aprendi no blog Jeito Veg.

Ingredientes

1 xícara (chá) de aveia em flocos finos
1 xícara (chá) de castanhas (da sua preferência) trituradas
1 xícara (chá) do resíduo do leite de coco
2 colheres (sopa) de cacau ou chocolate em pó
4 colheres (sopa) de açúcar demerara
Água ou leite de coco suficiente para dar liga a massa
Coco ralado (o próprio resíduo) para decorar

Misture todos os ingredientes numa vasilha, menos a água. Em seguida, adicione água ou leite de coco aos poucos, enquanto vai amassando com as mãos até virar uma massa que dê para modelar. Faça bolinhas e decore com coco ralado.

Aqui tem uma outra receita de docinho feito com resíduo de coco, chocolate e amendoim. Receita aqui,

Outra ideia é fazer farinha com o resíduo. Leve o resíduo a uma frigideira grande e mexa devagar até a farinha estar bem sequinha e dourada. Leva cerca de 5 minutos. Depois de fria guarde em potes. Essa receita aprendi aqui.

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Molho de tomate caseiro

A receita de hoje é de molho de tomate, alimento que a gente usa muito na nossa cozinha, presente em vários pratos, como macarrão, lasanha, pizza, entre outros.
O tomate é uma fruta rica em licopeno, folato, em sais minerais (potássio, sódio, fósforo, cálcio, magnésio e ferro) e fibras. Quando consumido cru, é rico em vitamina A, complexo B e C. Mais informações sobre as propriedades nutricionais do tomate você encontra aqui .
Existem muitas receitas de molho de tomate, a receita de hoje é como meu irmão Carlos faz o molho dele. A quantidade de tomate não importa e sim o modo de fazer que serve para qualquer quantia.

Ingredientes:

1 kg de tomates bem maduros e de preferência orgânicos

Coloque os tomates em água quente e retire a pele. Em seguida abra o tomate ao meio e retire as sementes. Corte a polpa do tomate e cozinhe até a água secar e o tomate esteja bem macio. Bata o tomate no liquidificador e depois passe por uma peneira. Se o molho não estiver grosso o suficiente volte mais um pouco ao fogo. Coloque em vidros limpos e enxaguados em água fervente.
Tempere o molho quando for usar numa receita com os temperos ao seu gosto.
.



sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Leite de coco


Eu venho testando várias receitas de leites vegetais e o leite de coco é um dos meus preferidos. Com ele consigo tomar aquele delicioso café com leite que tanta saudade eu sentia quando adotei a alimentação vegana. Também pode ser usado batido no liquidificador com frutas e em receitas substituindo o leite de origem animal.
O leite de coco é rico em gordura saturada boa, que é rapidamente digerida e transformada em energia. Tem vitamina C, B1, B3, B5 e B6, sais minerais essenciais como cálcio, selênio, magnésio, fósforo, ferro, potássio, cobre, zinco,  e manganês e ainda proteína, arginina e ácido láurico. Mais informações sobre as propriedades nutricionais do leite de coco você encontra aqui.
Existem muitas receitas de leite de coco, essa aprendi no blog Jeito Veg.

Ingredientes

Polpa de coco seco
Água filtrada quente

Corte a polpa em pedaços pequenos, leve ao liquidificador e adicione água quente até cobrir a polpa. Bata bem por cerca de 5 minutos e depois coe com  uma peneira ou tecido de voal.
O ideal é consumir o leite de coco em até 3 dias e guardá-lo na geladeira.
Piquei o coco e bati no liquidificador com água quente
Aqui o resíduo que sobrou para ser usado em receitas



quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Quiche de milho e cenoura

A receita de hoje foi adaptada, porque fiz algumas substituições. O creme vegetal da receita original foi substituído por óleo de coco e óleo de milho. Tive que acrescentar mais 1/2 xícara de farinha porque rendeu pouco e eu não conseguia cobrir todo o pirex, que era pequeno. E como não conseguia chegar ao ponto da massa acrescentei um pouquinho de água até chegar ao ponto. No recheio acrescentei a cenoura, que não estava na receita original. A receita original está aqui.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...