"Quando se fala na sustentabilidade do planeta Terra, as pequenas mas significativas ações cotidianas de cada um, valem muito mais do que longos e evasivos discursos impregnados de proposituras que raramente são transformadas em realidade". (Prof. Zenobio Eloy Fardin)

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Por que as pessoas cansam dos blogs?


Hoje eu vou escrever sobre o que é ser uma blogueira num tempo em que os blogs não fazem mais tanto sucesso.
Um dia desses fui num site de divulgação de blogs e comecei a clicar nos links  um a um para verificar se ainda existiam. O que vi foram muitos e muitos blogs de altíssima qualidade abandonados. Eu própria no ano de 2014 quase desisti dos blogs, depois me arrependi e voltei a postar.
Se você quiser ter leitores no teu blog, terá que visitar e naturalmente comentar em muitos blogs...E falta tempo e disposição. Costumo visitar os blogs que estão dentro da minha área de interesse, ou os que me auxiliam a arrumar o blog, que me ensinam coisas que eu não sei ou que não domino. Mas em geral esses blogs não retribuem as visitas.
Acho que sou um pouco louca porque tenho várias áreas de interesse e não consegui ficar num blog só. Esse, por exemplo, é ambiental, fiz quando cursava a especialização em educação ambiental, então tem muitos textos bem interessantes que fiz durante o curso, depois comecei a postar sobre reaproveitamento de materiais, alguns objetos eram feitos por mim, outros peguei da internet (com o link do autor).
Por último comecei a postar as receitas veganas que eu fazia e fotografava. Foi muito legal, consegui manter por um tempo a motivação de fazer uma nova receita por dia, depois não deu mais.
Esse blog tem sete anos e logo, no mês de março, completará oito anos. Foi um blog que foi se modificando, se adaptando aos novos tempos, adquirindo uma roupagem nova. Mas é um blog que não recebe muitas visitas, talvez porque eu visite pouco outros blogs.
O blog Amor aos Animais tem a mesma idade do Ambiente de Luz, só que foi criado um mês antes. Nele eu queria falar sobre animais,  colocar dicas e principalmente as leis de proteção aos animais. Mas esse é um blog que praticamente não recebe visitas. Então para mim é uma espécie de arquivo onde eu e todas as pessoas que quiserem podem recorrer. Eu tenho muito carinho por esse blog.
Mas o que me surpreendeu mesmo foi um fato que aconteceu num blog que criei em 2012 para colocar os exercícios que aplicava em sala de aula quando tinha o ensino fundamental, o Regininha - Atividades Escolares. Quando eu me aposentei em 2014 e deixei de dar aula no ensino fundamental eu abandonei o blog, fiquei um ano sem postar absolutamente nada e o blog continuou a receber muitas  visitas...E o blog que eu dava mais atenção recebia poucas visitas. O que eu fiz de certo ou errado?
O último blog que fiz foi para ir passando as receitas que tinha feito e postado aqui no Ambiente de Luz para um blog específico só de receitas e textos sobre veganismo, mas não sei quanto tempo ele vai durar...
Depois de ver tantos blogs incríveis e de altíssima qualidade pararem me dá uma pontinha de tristeza. Eu fico pensando, por que não descobri esses blogs antes, como teria sido legal interagir com aquela pessoa tão bacana. Vi muito isso com blogs que tratam sobre animais.
O que eu percebi é que as pessoas cansam quando uma coisa que foi criada para ser algo divertido, leve, passa a ser uma obrigação, ter que fazer isso ou aquilo para ter leitores, cumprir essa e aquela regra para ser um blog de "sucesso". Acho isso tudo muito cansativo. Quero postar quando estiver motivada e não por obrigação. Quando não estiver motivada o suficiente eu paro e deixo esse blog com o conteúdo para consultas. Mas pretendo comemorar o aniversário  de oito anos em março.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...