"Quando se fala na sustentabilidade do planeta Terra, as pequenas mas significativas ações cotidianas de cada um, valem muito mais do que longos e evasivos discursos impregnados de proposituras que raramente são transformadas em realidade". (Prof. Zenobio Eloy Fardin)

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Panetone vegano

O natal está próximo e um dos alimentos mais consumidos nessa época é o panetone. Segundo matéria da revista Exame, o tradicional pão amplamente consumido no Brasil teria surgido por erro de padeiro. Conta a lenda que o assistente de padeiro Toni, na Itália, depois de muitas horas de trabalho, exausto, precisava colocar uma fornada de pão para assar e ainda tinha que preparar uma torta. Toni se confundiu e colocou as uvas passas da torta na massa do pão. Tentando salvar a situação, jogou ovos, manteiga e os demais ingredientes do recheio da torta nessa massa de pão e assou.Entregou o pão para o patrão. Durante a ceia de natal de seu chefe essa receita fez o maior sucesso e recebeu o nome de "Pão do Toni", que acabou virando panetone.
A receita que apresento para vocês não vai leite, manteiga e ovos, como na receita tradicional, mas não fica devendo nada à receita tradicional. Experimente!
Ingredientes para a massa:
- 1 kg. de farinha de trigo
- 2 xícaras de açúcar (pode ser mascavo)
- 1/2 xícara de óleo vegetal
- 1 pitada de sal
- raspa e suco de 3 laranjas
- 100g. de fermento biológico fresco
Opções para o recheio:
- frutas cristalizadas ou
- frutas secas como damasco, uvas passas, coco, nozes ou outras castanhas a gosto ou
- chocolate sem lactose picado
Modo de preparo:
Em uma xícara, misture o fermento fresco com 1 colher de sal e 1 colher de açúcar, vai virar um líquido; reserve. Em vasilhame grande, misture 100g. da farinha de trigo com esse fermento, coloque um pouco de água também para formar uma massa tipo esponjosa, misture bem e cubra com um pano, deixe crescer por 20 minutos.
Misture a essa massa esponjosa (que deverá ter crescido bastante) o restante da farinha de trigo, açúcar, óleo, sal, raspas e suco de laranja, se necessário acrescente mais água até a massa ficar moldável e macia. Misture bem, por último coloque o recheio escolhido, cubra novamente com o pano e aguarde mais 20 minutos.
Separe 4 fôrmas para panetone de 500g. Divida a massa em 4 porções iguais, não rasgue a massa na mão, corte com espátula e coloque em cada forminha, o ideal é passar um pouco da metade da forminha. Deixe crescer até dobrar de tamanho.
Assim que estiver bem crescido, aproximadamente 1-2 horas, leve ao forno para assar na temperatura média por 40 minutos mais ou menos.
Caso queira, decore com creme quente feito de chocolate picado e leite de coco, ou outra cobertura a gosto.

Fonte: Shakti Yoga
Imagem: Vegan Dad

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...