"Quando se fala na sustentabilidade do planeta Terra, as pequenas mas significativas ações cotidianas de cada um, valem muito mais do que longos e evasivos discursos impregnados de proposituras que raramente são transformadas em realidade". (Prof. Zenobio Eloy Fardin)

sábado, 28 de novembro de 2015

Torta de grão de bico e berinjela


Essa é outra torta que entra na categoria reaproveitamento de alimentos,  porque foi feita com grão de bico, resto de arroz integral e sobra de um molho de berinjela (tinha feito demais para uma outra torta) e o molho feito com grão de bico e ervilha.


Ingredientes da massa

2 xícaras (chá) de grão de bico cozido
1 xícara (chá) da água do cozimento do grão de bico
1 xícara (chá) de sobra de arroz integral
2 colheres (sopa) de linhaça moída no liquidificador
1 colher (chá) de sal
Salsa e cebolinha verde à gosto

Misturar todos os ingredientes e bater no liquidificador. Se for necessário acrescente mais água. Coloque a massa num pirex untado e enfarinhado e por cima coloque o recheio. Como eu tinha dois recheios prontos e eram sobras do dia anterior misturei os dois, mas você coloca a recheio que preferir.

Recheio de  berinjela

1 berinjela média
1 cebola pequena
1 dente de alho
1 tomate médio
1 colher (chá) de manjericão seco ou fresco
Sal e pimenta à gosto
2 colheres (sopa) de óleo

Cortar a berinjela em cubinhos e colocar numa peneira para escorrer a água (aprendi a dica com a Lori Ellis do blog Veganana). Isso vai tirar o sabor amargo da berinjela. Enquanto isso, piquei uma cebola e 1 dente de alho e coloquei para dourar no óleo. Acrescentei o tomate picado. Deixar cozinhar o molho e quando o tomate estiver macio acrescente a berinjela e cozinhe por uns 3 minutos. Colocar em cima da massa e levar ao forno médio para assar por uns 30 minutos ou até que a massa esteja assada.

Recheio de grão de bico e ervilha

Proceder como no recheio de berinjela, só que no lugar colocar 1 xícara (chá) de grão de bico cozido e 1 xícara (chá) de ervilha. O procedimento e a quantidade dos demais ingredientes é a mesma.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...