"Quando se fala na sustentabilidade do planeta Terra, as pequenas mas significativas ações cotidianas de cada um, valem muito mais do que longos e evasivos discursos impregnados de proposituras que raramente são transformadas em realidade". (Prof. Zenobio Eloy Fardin)

domingo, 11 de outubro de 2015

Queijo de batata doce

Aqui outra receita de queijo vegetal, é o queijo de batata doce feito da maneira como foi feito o queijo de mandioca. É gostoso e fácil de fazer. Você pode usar em sanduíches, pizza, lasanha e outros pratos que precisem de queijo vegetal. Aprendi essa receita no livro virtual Receitas Ogras &Veganas, que pode baixar gratuitamente pela internet.

Ingredientes

1 batata doce grande ou 2 pequenas (em torno de 3 xícaras de chá)
2 xícaras (chá) da água do cozimento da batata doce
1 xícara (chá) de polvilho doce
1 xícara (chá) de polvilho azedo
1/4 xícara (chá) de azeite de oliva
1 colher (chá) de sal
1/2 limão
1 colher (sobremesa) de açafrão ou cúrcuma (eu não usei porque gostei mais da cor natural da batata doce)
1 colher (sobremesa) de levedo de cerveja (opcional - não coloquei)

Faça um purê com a batata doce depois de cozida na panela de pressão. Coloque no liquidificador com a água do cozimento e com os demais ingredientes e bata até que adquira uma consistência pastosa. Leve ao fogo médio e cozinhe por 8 minutos até engrossar,  sem deixar ferver. Coloque num pirex untado, espere esfriar e leve à geladeira para endurecer.

Observação:
Se colocar o açafrão ou cúrcuma o queijo vai adquirir uma coloração amarelo forte. Optei por deixar com a cor natural da batata doce.

Queijo sem o açafrão ou cúrcuma
Queijo com açafrão ou cúrcuma
Queijo de batata inglesa receita aqui

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...