"Quando se fala na sustentabilidade do planeta Terra, as pequenas mas significativas ações cotidianas de cada um, valem muito mais do que longos e evasivos discursos impregnados de proposituras que raramente são transformadas em realidade". (Prof. Zenobio Eloy Fardin)

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Torta de grão de bico com legumes


Essa receita é maravilhosa e o sabor é incrível. Enquanto estava preparando exalava um cheirinho sensacional. Uma porção de 100g de grão de bico cozido oferece hidratos de carbono (criadores de energia), fibra dietética (boa para a saúde cardíaca e digestiva), proteínas e gorduras. Além disso, o grão de bico oferece em sua composição vitaminas A, B6, C, E e K, cálcio, fósforo, potássio, zinco, magnésio,ferro e sódio. Mais informações sobre o grão de bico aqui. Essa receita aprendi no blog Veganana, da amiga Lori Ellis, com passo a passo bem detalhado.

Ingredientes da massa 

2 xícaras de grão de bico cozido e escorrido
1 colher (sopa) de óleo de coco ou creme vegetal
Sal à gosto

Amassar o grão de bico com um garfo ou use o processador, adicione o óleo e o sal, misture e reserve enquanto prepara o resto da receita.Coloque 1 colher (sopa) do creme de aveia (receita abaixo) na massa de grão de bico. Misture bem até ficar uma massa homogênea. Unte uma assadeira ou um prato de torta ou forma de fundo removível e distribua a massa modelando com o auxílio de uma colher.

Ingredientes para o recheio

Creme de aveia
1 xícara de aveia em flocos
1/4 de xícara de castanha de caju (opcional)
1 colher (sopa) de nutritional yeast (opcional)
1 xícara de água a temperatura ambiente.
Sal à gosto

Lave bem as castanhas e coloque no copo do liquidificador. Coloque a aveia de molho em água durante 15 minutos. Coloque essa mistura no copo do liquidificador junto com as castanhas e bata bem por 5 minutos ou até ficar lisinho. Reserve.

Recheio de cenoura
3 cenouras grandes
1 cebola grande picada
Salsa e cebolinha à gosto
Sal e pimenta à gosto
2 colheres (sopa) de óleo vegetal
Ervas e temperos de sua preferência

Coloque água numa panela a ferver. Lave bem e corte as cenouras em cubos pequenos. Quando a água começar a ferver coloque na panela com água. Tampe. Desligue o fogo e conte 2 minutos.Escorra a água quente na pia e coloque água fria para interromper o cozimento da cenoura. Reserve.
Prepare o refogado. Em uma frigideira grande aqueça o óleo e frite a cebola até dourar. Coloque o sal, a pimenta e as ervas de sua preferência.

Prepare o recheio.
Em um pirex misture o creme de aveia e castanhas, a cenoura, a salsa, a cebolinha, e as ervas de sua preferência. Adicione a cebola frita.
Distribua o recheio na torta deixando um pedacinho de beirada aberta. Ajeite as beiradas com um garfo.
Leve para assar em forno de 180°C por 35 a 40 minutos.
Fica uma casquinha maravilhosa em volta da torta.
Antes de assar
Depois de assar

Esperei a torta esfriar para cortar

2 comentários:

Veganana disse...

Amiga como ficou linda a tua torta!
Fiquei super feliz que gostaste. Obrigada por postar, compartilhei na página da Veganana agora mesmo e vim aqui deixar um recado para ti.

Obrigada querida, beijos!
Lori Ellis

Regina Bolico disse...

Querida amiga Lori, fico muito honrada de ter compartilhado na página da Veganana. Essa receita é realmente sensacional, deliciosa, cheirosa e muito nutritiva. Parabéns por ter criado essa delícia!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...