"Quando se fala na sustentabilidade do planeta Terra, as pequenas mas significativas ações cotidianas de cada um, valem muito mais do que longos e evasivos discursos impregnados de proposituras que raramente são transformadas em realidade". (Prof. Zenobio Eloy Fardin)

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Tofu (outra receita)

O tofu é conhecido como queijo de soja e teve origem na China, estima-se que há mais de 2,000 anos e mais tarde foi introduzido no Japão pelos monges budistas (lá pelos anos 600 d.C).
O tofu é rico em proteínas e possui compostos fitoestrógenos que possuem propriedades protetoras da saúde. Mais informações sobre as propriedades do tofu você encontra aqui.
A primeira receita que fiz rendeu um tofu bem pequeno, mas foi fácil  e rápido de fazer e me animou a tentar a fazer um tofu maior. Nessa segunda receita o processo foi um pouco mais demorado, por que em vez de usar 1 xícara de grãos de soja, foi usado um pacote de 500 gramas. O vídeo da Mara Caprio que assisti ajudou bastante. Nas fotos tentei reproduzir o passo a passo do vídeo.


Ingredientes

1 pacote de 500 gramas de feijão de soja
Água o suficiente para cobrir a soja para hidratar
1 xícara de vinagre ou suco de limão
2 copos  de água para cada copo de soja hidratada

Deixar a soja de molho de um dia para outro ou de 8 a 12 horas. Passado esse período você vai pegar um copo daqueles de 240 ml (de requeijão) que vai ser a medida. Para cada copo de soja hidratada você vai colocar 2 copos de água, colocar no liquidificador e bater até terminar toda a soja. Coar numa peneira com um pano, espremer até ficar só o resíduo da soja no pano. Você vai fazer esse processo até terminar todo o grão hidratado com água. 
O liquido que ficou é o leite de soja. Coloque o leite numa panela grande e leve ao fogo por 20 minutos ou até ferver, mexendo sempre. Vá tirando a espuma. Passado os 20 minutos ou até o leite ferver. Desligue o fogo e jogue no líquido 1 xícara de vinagre ou suco de limão e mexa aos poucos até talhar. 
Tampe a panela e espere uns 10 minutos para coar o leite talhado numa peneira com um pano. Deixe escorrendo o soro por cerca de 1 hora na peneira com o pano e  coloque um prato por cima para fazer peso. Após esse período está pronto o tofu.

Observações:
Usei o suco de 2 limões grandes e 1 xícara de vinagre porque achei que tinha bastante leite de soja e deu certo. 
Peneira com um pano poroso para coar a soja batida no liquidificador

Esse foi o copo que usei como medida

Aqui o resíduo do leite de soja batido no liquidificador após ser coado

O leite de soja depois de coado foi colocado numa panela grande para ferver
Após ferver  o fogo é desligado e é colocado o coagulante - vinagre ou limão

Aqui o tofu separado do soro

Depois que todo o tofu for para a peneira cobrir com o pano e deixar escoar todo o soro

Colocar um prato em cima para fazer peso

E aqui o tofu pronto

Aqui pronto para comer...


Aqui o vídeo da Mara Caprio ensina a fazer tofu com passo a passo bem detalhado

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...