"Quando se fala na sustentabilidade do planeta Terra, as pequenas mas significativas ações cotidianas de cada um, valem muito mais do que longos e evasivos discursos impregnados de proposituras que raramente são transformadas em realidade". (Prof. Zenobio Eloy Fardin)

domingo, 13 de setembro de 2015

Queijo de mandioca


Venho testando vários queijos veganos, já fiz o queijo de batata, que foi aprovadíssimo aqui em casa, e hoje é a vez do queijo de mandioca. Nessa mesma receita você pode substituir a mandioca por batata doce ou batata inglesa. Esse queijo muito saboroso e fácil de fazer, que pode ser usado em pizza, lasanha, panqueca, sanduíche e tudo que pedir queijo. Nós batizamos essa receita de queijom. Aprendi essa receita no site Tudo para vegetarianos.

Ingredientes

3 xícaras (chá) de mandioca cozida e amassada como purê
2  xícaras (chá) de água do cozimento da mandioca
1 xícara (chá) de polvilho azedo
1 xícara (chá) de polvilho doce
1/2 xícara de azeite de oliva ou óleo (usei o de girassol)
1/2 limão
1 colher (chá) de sal
orégano ou outro tempero à gosto

Cozinhei a mandioca numa panela de pressão por uns 15 minutos até ela ficar firme, mas não desmanchando, tirei do fogo e ainda quente amassei com um garfo como um purê. Coloquei a mandioca e os demais ingredientes no liquidificador e bati  até ficar com uma consistência pastosa. Levei ao fogo médio por uns 8 minutos mexendo sempre e sem deixar ferver. Passado esse tempo retirei do fogo e coloquei num recipiente de vidro untado e cobri com filme plástico (esperei esfriar para sair todo o vapor). Coloquei na geladeira na gaveta de frios, que fica logo abaixo do congelador e deixei por duas horas antes de desenformar. Passado esse tempo desenformei e provei. Ficou uma delícia!!!

Observação:
Caso você queira deixar o queijo amarelinho, acrescente um pouquinho de cúrcuma ou açafrão ( cerca de uma colher rasa de chá), como fiz no queijo de batata ( a receita tá aqui).





Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...