"Quando se fala na sustentabilidade do planeta Terra, as pequenas mas significativas ações cotidianas de cada um, valem muito mais do que longos e evasivos discursos impregnados de proposituras que raramente são transformadas em realidade". (Prof. Zenobio Eloy Fardin)

sábado, 12 de setembro de 2015

Feijão branco com alho poró

Gosto muito de feijão, fui criada comendo feijão preto com arroz branco. Quando mudei minha alimentação procurei variar os feijões e passei a comer arroz integral. O feijão branco é muito saboroso, embora seja um pouco mais caro que o preto e o carioquinha, que são os que uso no meu dia a dia.
O feijão branco possui uma glicoproteína, a faseolamina, que inibe a absorção do carboidrato (amido) encontrado em massas, batatas, arroz, pães, biscoitos, entre outros, e que pode ajudar as pessoas que querem emagrecer,  Mais informações sobre o feijão branco você encontra aqui. Já o alho poró é uma espécie de cebola comprida, porém com sabor mais suave e doce, é fonte de vitamina C, E e B6. Mais informações sobre as propriedades do alho poró aqui.

Ingredientes

1 xícara (chá) de feijão branco
1 alho poró
2 dentes de alho
1 cebola pequena
1 tomate
2 colheres (sopa) de óleo vegetal (usei o de girassol)
salsa picadinha
cebolinha verde
manjericão fresco ou desidratado (se for fresco 1 colher de sopa, se for o desidratado 1 colher de chá)
1 colher (chá) de cúrcuma ou açafrão
Sal e pimenta à gosto

Deixei o feijão de molho de um dia para o outro ou 8 horas. Passado esse período coloquei na panela de pressão e deixei cozinhar por cerca de 20 minutos. Enquanto isso preparei o refogado com o alho poró e os outros ingredientes. Coloquei o óleo numa panela, fritei a cebola e o alho e acrescentei o alho poró, o tomate, o sal, a pimenta, e a cúrcuma ou açafrão. Acrescentei o feijão e deixei mais alguns minutos até amaciar o alho poró. Quando vi que o alho poró já estava macio e o feijão já tinha adquirido o gosto dos temperos, desliguei o fogo e aí coloquei o manjericão, a salsa e a cebolinha. Ficou muito gostoso e foi ideal para o friozinho que estava fazendo. Comi puro, mas pode ser acompanhado por arroz integral ou branco e saladas ao seu gosto.
O refogado do alho poró antes antes de colocar o feijão

Aqui pronto para comer



Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...