domingo, 30 de agosto de 2015

Tofu


Essa receita tem uma história. Há 25 anos achei essa receita e guardei dentro de um livro de receitas e esqueci. Era a página da revista Cláudia Cozinha, de outubro de 1990, ou seja, tem a idade dos meus filhos.
Pesquisei outras receitas de tofu na internet e essa antiguinha é a que eu achei mais simples. Para quem nunca tinha feito tofu, o resultado foi excelente, tem gostinho de ricota. Se você quiser adicionar ervas secas ou algum outro tempero, coloque na hora que o leite coagular.  A única coisa é que rende um pouquinho, um tofu mini, mas aí é só fazer de novo.

Ingredientes
1 xícara de feijão de soja
3 e 1/2 xícaras de água aproximadamente
Suco de 2 limões

Lave bem o feijão. Deixe de molho de um dia para outro. Escorra.
Utilize 1/2 xícara de feijão e 1 xícara de água no liquidificador por 2 a 3 minutos. Passe por peneira fina. Reserve o líquido e a polpa. Quando todo o feijão for batido, coloque toda a polpa de novo no liquidificador com água o suficiente para cobrir toda a polpa, cerca de 1 e 1/2 xícara de água. Bata por  2 minutos. Coe por um pano forrando uma peneira. Esprema bem. Misture o líquido extraído ao líquido reservado anteriormente.
Leve ao fogo e deixe ferver bem por 15 minutos. mexendo sempre para que não derrame. Apague o fogo e junte o suco de 2 limões, misturando bem.
Coloque um pano sobre uma peneira. Despeje o creme de feijão por cima.
Deixe escorrer por alguns minutos. Aperte bem.
Coloque numa forminha de uns 9 cm de diâmetro para o tofu ficar moldado. Dá 200 g.
O leite de soja já coagulado com os limões
O creme de soja no pano para escorrer o soro
O tofu depois de espremido no pano
O tofu no pratinho para ser moldado
Essa folhinha amarelada foi onde tirei a receita e ela tem 25 anos

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...