segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Queijo de amêndoa


Hoje a receita é para reaproveitar o resíduo que sobrou do leite de amêndoa, um delicioso queijinho. A receita aprendi no Blog Veganana, da querida amiga Lori Ellis.
É o primeiro queijo vegano que faço, muito simples e gostoso, como todas as receitas da Lori. Só me atrapalhei um pouquinho com o agár agár que nunca havia usado antes e não tinha o nutritional yeast.

Ingredientes
1 xícara e 1/2 de água fria
5 colheres (chá) de agár agár em pó
1/2 xícara de resíduo do leite de amêndoa
1 colher (chá) de cúrcuma em pó
1 dente de alho pequeno
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de nutritional yeast (opcional)
1 colher (sopa) de azeite de oliva
ervas para aromatizar a seu gosto ( páprica, salsinha, etc)
Pimenta moída a seu gosto
Unte um pirex de vidro no formato que preferir. Unte com azeite de oliva e coloque as ervas e os temperos que desejar no fundo do prato acomodando bem. Reserve e comece a preparar o queijo.

Para o queijo
Coloque o resíduo sólido do leite de amêndoa e o alho no liquidificador. Acrescente o sal e a pimenta. Adicionar a cúrcuma aos outros ingredientes e bata no liquidificador. Bata e reserve.
Numa panela pequena coloque a água fria e desmanche o agár agár até dissolver bem. Ligue o fogo e mexa sempre até ferver. Quando levantar fervura conte dois minutos, desligue o fogo e remova a panela do fogão.
Ligue o liquidificador de novo e adicione o agár agár. Bata bem até misturar e acrescente o limão e o azeite. Coloque no recipiente de vidro previamente untado e preparado com as ervas e os temperos. Tampe e leve  à geladeira para tomar consistência e deixe gelar bem antes de servir.
Desenforme o queijo em um prato. Sirva gelado acompanhando torradinhas.


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...