"Quando se fala na sustentabilidade do planeta Terra, as pequenas mas significativas ações cotidianas de cada um, valem muito mais do que longos e evasivos discursos impregnados de proposituras que raramente são transformadas em realidade". (Prof. Zenobio Eloy Fardin)

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Pãozinho semi-integral de fermentação lenta


Eu adoro esse pãozinho que aprendi no blog Veganana, da querida amiga Lori Ellis. Esse pão não precisa sovar, fica delicioso  e você pode fazer de noite e assar pela manhã. Ele precisa de 8 a 12 horas de fermentação.
Ingredientes
2 xícaras (chá) de farinha de trigo branca
2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral
2 xícaras (chá) de água em temperatura ambiente
1 colher (chá) de fermento biológico para pão

Misturei todos os ingredientes secos numa recipiente de vidro (melhor não usar plástico, que é tóxico) e fui acrescentando água aos poucos até ficar homogêneo. Cobri com plástico e deixei fermentar por 8 horas ( de 8 a 12 horas é o ideal, segundo Lori quanto mais fermentar melhor). Cobri a massa com plástico e depois das 8 horas de fermentação com a ajuda de uma espátula fiz uma bola de massa com muito cuidado e depois achatei um pouquinho e cortei 8 pedacinhos, fiz bolinhas que coloquei para crescer por 30 minutos num forno que eu aqueci e desliguei. A receita não pede, mas eu passei um pouquinho de azeite de oliva em cada pãozinho e salpiquei gergelim. Depois coloquei para assar por cerca de 20 minutos. A casquinha do pão fica durinha e por dentro macia. Dessa vez experimentei colocar um recipiente de água dentro do forno e o pãozinho ficou com a casca macia. Dos dois jeitos fica ótimo.
Maiores explicações com detalhes no blog Veganana. Obrigada pela dica Lori!!!
Aqui o pãozinho antes de assar
Aqui depois de assado
Sanduíche com pãozinho caseiro com maionese de leite de soja
A receita está aqui
Aqui o recheio do pãozinho é com hambúrguer de feijão branco e lentilha
A receita está aqui

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...