"Quando se fala na sustentabilidade do planeta Terra, as pequenas mas significativas ações cotidianas de cada um, valem muito mais do que longos e evasivos discursos impregnados de proposituras que raramente são transformadas em realidade". (Prof. Zenobio Eloy Fardin)

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Leite de amêndoas


A receita de hoje além de saudável,  é muito fácil de fazer. Aprendi no Blog Veganana, da querida Lori Ellis. Vou usar esse leite em receitas de bolos, tortas e vitamina de frutas (que aqui no interior do Rio Grande do Sul chamamos de batida).

Ingredientes
1 xícara (chá) de amêndoas cruas com ou sem casca
4 copos de água filtrada (medida de um copo de requeijão)
Água filtrada para deixar de molho as amêndoas

Enxaguei as amêndoas em água corrente usando uma peneirinha para escorrer a água. Coloquei as sementes num vidro com tampa, cobri com a água filtrada, tampei e levei à geladeira até o dia seguinte ou de 8 a 12 horas. No dia seguinte, escorri a água do molho jogando fora, e coloquei as amêndoas no liquidificador com 4 copos de água filtrada fria. Bati até ficar cremoso.
A seguir coloquei o líquido batido numa peneira para separar o leite do resíduo sólido. Se quiser pode usar um coador com um  pano tipo filó ou outro tecido poroso ( aqui no interior antigamente se usava um pano de prato bem limpinho para fazer queijo).
Coloquei o leite num vidro com tampa e pretendo usá-lo em até 5 dias.
Esse leite fica maravilhoso com café.
Com o resíduo que sobrou vou fazer um queijinho vegano.
Mais informações, com o passo a passo no blog Veganana.



Café com leite de amêndoa

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...