domingo, 16 de agosto de 2015

Bolachinha de gergelim

O gergelim chegou no Brasil no século XVI, junto com os portugueses, mas é uma planta muito antiga já utilizada pelos faraós no Egito Antigo para obtenção de óleos. No oriente as sementes eram consideradas quase sagradas. O gergelim também é conhecido como sésamo.
O gergelim é uma excelente fonte de proteínas, rico em gorduras do bem (gordura monoinsaturadas) e com grande concentração de fibras. Além disso o gergelim  apresenta grande quantidade de cálcio. Apresenta também alto teor de fósforo e ferro e é rico em vitaminas do complexo B. Mais informações sobre as propriedades nutricionais do gergelim você encontra aqui.
Essa receita eu adaptei do livro Sucessos da Cozinha Saudável,da Elisa Biazzi, substituindo o mel da receita original por açúcar mascavo. Para o meu paladar que não gosta de nada muito doce achei ótimo, mas quem quiser pode acrescentar mais açúcar mascavo demerara  ou melado de cana.
Existe um creme ou pasta de gergelim chamado tahine, muito usado na culinária árabe e utilizado também pela culinária naturalista e pelos vegetarianos e veganos por ser muito nutritiva. Embora seja ainda muito caro no Brasil, essa pasta pode ser feita em casa, basta ter um liquidificador potente, embora no Oriente antigamente o tahine era feito com pilão,

Ingredientes

3 xícaras de aveia
1 xícara de passas
1 xícara de gergelim em semente
3 colheres (sopa) de tahine ou creme de gergelim
1 xícara de água
4 colheres de açúcar mascavo, melado ou açúcar demerara
4 colheres (sopa) de óleo

Bata as passas no liquidificador com uma xícara de água. Junte todos os ingredientes e, com uma colher, coloque pedacinhos de massa numa forma para assar.

Observação:
Troquei as 4 colheres de mel da receita original por açúcar mascavo e o óleo de canola, que eu não gosto, por óleo de milho.


Café com bolachinha é uma delícia!!!
Semente de gergelim branco
Sementes de gergelim preto

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...