"Quando se fala na sustentabilidade do planeta Terra, as pequenas mas significativas ações cotidianas de cada um, valem muito mais do que longos e evasivos discursos impregnados de proposituras que raramente são transformadas em realidade". (Prof. Zenobio Eloy Fardin)

domingo, 25 de agosto de 2013

Como plantar uma árvore

Ipê rosa
Para ser bem-sucedido na missão de trazer mais vida ao mundo, listamos algumas dicas que você deve seguir:
Adquira mudas de árvores em viveiros credenciados. Observe se a muda tem pragas ou doenças.
Após escolher a muda de sua preferência, escolha um local para plantá-la. Pode ser em frente à sua casa, em uma rua ou escola.
Lembre-se de procurar um local com espaço adequado para a árvore crescer, conforme a espécie escolhida. Algumas espécies não são recomendadas para o espaço urbano por crescem demais ou oferecem risco às construções.
É sempre bom acionar o Departamento de Áreas Verdes da prefeitura ou pedir ajuda a um especialista (agrônomo, biólogo ou engenheiro florestal). Verifique ainda se há saída de esgoto, fiação ou canos no local.
Na hora de plantar, retire com cuidado a embalagem da muda, preservando o torrão (mistura da raiz com terra). Se a raiz tiver muito crescida, é necessário podá-la antes de plantar.
Para plantar, abra uma cova de 50 cm x 50 cm x 50 cm. Na calçada, lembre-se que o canteiro deve ter espaço suficiente para deixar o eixo do tronco a 50 cm da divisória.
Ao plantar, coloque uma vara de madeira ao lado da muda para evitar que ela caia ou envergue. Para uma árvore de 1,70 m de altura, a vara deve ter ao menos 2,30 m, ficando 60 cm abaixo do solo. Após fixá-la compacte bem a terra em volta.
Prontinho! Sua árvore já está pronta para trazer mais ar puro e qualidade de vida ao seu redor. Não esqueça, porém, que ela tem que ser regada constantemente. Em períodos secos, até três vezes por semana.
Ipê amarelo

Fonte: Ambientalistas em Rede, Portal Ecodesenvolvimento.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...