"Quando se fala na sustentabilidade do planeta Terra, as pequenas mas significativas ações cotidianas de cada um, valem muito mais do que longos e evasivos discursos impregnados de proposituras que raramente são transformadas em realidade". (Prof. Zenobio Eloy Fardin)

domingo, 26 de maio de 2013

Bicarbonato na limpeza

Dicas para o bicarbonato de sódio

Bicarbonato de sódio 
À base de dióxido de carbono e hidróxido de sódio, o bicarbonato é bactericida e uma excelente alternativa para os produtos de limpeza abrasivos. Use-o, sempre com luvas, na limpeza da cozinha e para afastar odores desagradáveis. O bicarbonato de sódio tem o poder de deixar as panelas brilhando, o carpete cheiroso e o banheiro sem mofo.
Com o bicarbonato de sódio, você acaba com a gordura que se acumula no encanamento da pia
Encontrado em farmácias e supermercados, esse pó cristalino de custo baixo ganhou fama por aliviar sintomas da má digestão. Quem sabe cozinhar também conhece seu poder mágico nas receitas de bolo: ele deixa a massa leve e fofinha. Mas sua utilidade vai muito além - veja só as aplicações em que o produto se revela eficaz para sua casa.
1. Para deixar panelas e assadeiras brilhando
Nem precisa esfregar: é só cobrir a região queimada com o bicarbonato, umedecer com água e deixar agir por duas horas - a mancha sai sem esforço. E ainda deixa a superfície brilhante. A técnica vale para vasilhas de alumínio, inox e vidro e também pode ser aplicada em torneiras.
2. Adeus, ralo entupido
Acabe com a gordura que se acumula no encanamento da pia da cozinha e pode causar entupimentos. É fácil: mensalmente, coloque no ralo 1/2 xícara (chá) de bicarbonato, seguido de 1 xícara (chá) de vinagre (branco ou vermelho). Espere a espuma da reação química diminuir e então enxágue com água quente.
3. Poderoso aliado para um carpete cheiroso
Se você tem animais de estimação em casa - ou pouca ventilação e luz natural - e o seu carpete anda com um cheirinho ruim, coloque o bicarbonato numa peneira grande e pulverize. Deixe agir por dez minutos e aspire (não use vassoura, apenas o aspirador, para evitar borrões brancos). Repita conforme a necessidade.
4. Bicarbonato como higienizador multiuso
O bicarbonato de sódio é um bactericida e você pode empregá-lo para lavar tábua de carne, cascas de frutas e legumes, pias, cesto de lixo e fogão. Assim como as esponjas usadas na lavanderia e na pia da cozinha e as escovas de cabelo. Faça a seguinte receita: 3 colheres (sopa) de bicarbonato e 1/2 colher (sopa) de hipoclorito de sódio em 1 litro de água. Deixe de molho por duas horas e enxágue.
5. Para deixar os tecidos claros de novo
Com o tempo, panos de prato, roupas de cama, colarinhos de camisas e roupas brancas de algodão e linho acabam ficando com um tom meio amarelado, que não sai com lavagens simples e dá uma impressão de peças malcuidadas. Resolva o problema fervendo esses tecidos por uma hora. Para cada litro de água, acrescente 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio e 1 colher (sopa) rasa de sal. Depois, enxágue bem em água fria corrente e seque normalmente. Já as lingeries brancas de náilon podem ser deixadas de molho por uns dez minutos em 1 litro de água com um 1 colher (chá) de bicarbonato de sódio, depois da lavagem normal. Não enxágue e seque na sombra.
6. Bicarbonato de sódio deixa o banheiro sem mofo
Limpe a cortina de boxe e os azulejos do banheiro com bicarbonato de sódio em uma esponja molhada. O mofo sai com facilidade e demora bem mais a aparecer de novo, mesmo em casas de praia, onde a umidade favorece o problema. Funciona tão bem quanto aqueles produtos de limpeza caros, específicos para isso, com a vantagem de não ter o mesmo cheiro forte e ainda não custar caro.
7. Para ter uma geladeira limpinha
Evite aquele cheiro característico (e desagradável) mantendo uma vasilha com bicarbonato de sódio aberta em uma das prateleiras, num cantinho. Ele absorve os odores durante três meses. Após esse período, troque o produto para renovar suas propriedades de absorção. Você também pode usar bicarbonato de sódio num pano úmido a fim de finalizar a limpeza interna da geladeira e do freezer, pois essa técnica tem efeito bactericida.

8. Peças em aço inoxidável: devolva o brilho natural às peças e utensílios em aço inoxidável, lavando-as com uma mistura de 1 litro de água e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio.
9. Manchas de ferrugem: se tiver tecidos com manchas de ferrugem, uma forma ecológica de as retirar é misturar um pouco de bicarbonato de sódio e sumo de limão e esfregar até a mancha desaparecer.
10. Cortinas de banheira: as cortinas da banheira ficam facilmente sujas com restos de calcário, depósitos de água e até bolor, mas basta espalhar um pouco de bicarbonato de sódio sobre as mesmas e lavar como habitualmente para retirar toda a sujeira acumulada.
11. Limpeza de pentes, escovas e rolos de cabelo: mergulhe estes objetos num recipiente com água tépida e 3 colheres de sopa de bicarbonato de sódio e deixe repousar durante algumas horas. Lave normalmente e deixe secar ao ar livre.
12. Paredes marcadas: se tem crianças em casa, o mais certo é ter paredes marcadas com lápis de cera! Para eliminar essas marcas das paredes, prepare uma pasta com partes iguais de água e bicarbonato de sódio e aplique diretamente nas marcas. Deixe secar e depois remova com um pano seco.

Receitas caseiras:

Forno brilhante 
Molhe um pano macio numa mistura de 1/2 litro de água quente e 3 colheres (sopa) de bicarbonato. Aplique em todo o forno e, após uma hora, retire-o com um pano úmido.
Ralos desentupidos 
Misture bem 1 xícara (chá) de sal, 1 de bicarbonato e 1 litro de água quente. Jogue no ralo.
Multiuso caseiro 
Num frasco de vinagre de maçã, junte 3 colheres (sopa) de bicarbonato de sódio e 1 copo de extrato de raspa de juá (árvore típica do Nordeste, também conhecida como juazeiro), à venda em lojas de produtos naturais. A solução tem validade de até seis meses se for guardada bem fechada e à sombra.

QUER UM PRODUTO DE LIMPEZA NATURAL E MUITO EFICIENTE?
Simples. Natural. Barato. Eficaz. Depois que comecei a usar esse produto feito em casa, aposentei um monte de produtos químicos que, ou fazem mal à saúde ou poluem o meio ambiente ou tem um cheiro horrível. E existem muitas maneiras de usá-lo. Vamos lá?
A fórmula "poderosa" é muito simples:
Ingredientes
- bicarbonato de sódio
- água oxigenada 10 volumes
Basta colocar a quantidade de bicarbonato que vc acha que será necessária (dependendo do que você vai limpar) e ir colocando a água oxigenada aos poucos até formar uma pasta - mas misture os produtos apenas quando for utilizar, ok? Não adianta deixar o produto pronto, pois ele perde a eficácia.
Adeus às manchas de suor nas camisetas brancas
Limpeza de assadeiras de alumínio
Limpeza da sua prancha
Limpeza dos queimadores do fogão
Limpeza de talheres baratos (não, não são os talheres de prata da vovó).
Limpeza dos utensílios da cozinha
Limpeza de torneiras

Fonte: Fika a Dika - Por um Mundo Melhor, Ecodesenvolvimento, Uma Vida Verde, Mulher Preciosa.

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...