segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Consumo e consumismo



"Sociedade de consumo, é um termo utilizado para designar o tipo de sociedade que se encontra numa avançada etapa de desenvolvimento industrial capitalista e que se caracteriza pelo consumo massivo de bens e serviços, disponíveis graça a elevada produção dos mesmos." Wikipédia
São consideradas sociedades de consumo as que vivem nos países desenvolvidos capitalistas, como Estados Unidos, Alemanha, Japão.
E nós, brasileiros, como está o nosso consumo? Abaixo algumas questões que convido-o a responder:
1-Você sai muito para compras? Em média quantas vezes por semana?
2-Você faz lista para ir ao supermercado?
3-Você compra apenas o que está na lista?
4-Você utiliza cheque e cartão de crédito ou só compra a dinheiro?
5-Quando você vai ao mercado, compra apenas o que estava programado?
6-O que você considera prioridade em suas compras do dia-a-dia?
7-O que você pensa que poderia eliminar em suas compras?
8-Você se considera consumista? Por que?
9-Você faz economia de água e energia? Por que?
10- Diga a quantidade que você possui:
Sapatos:
Bolsas:
Relógios:
Óculos:
Tênis:
Calças Jeans:
Celular:

Feito isso, você vai analisar se é um consumidor ou um consumista.
O consumismo é o consumo desnecessário de objetos.
Há diferença entre o consumista e o consumidor,já que o consumidor compra o necessário para ter uma vida boa e sem luxos enquanto o consumista consome produtos desnecessários, querendo sempre mais produtos que já tem ou tem parecido.
Agora cabe a você decidir que caminho seguir, nós temos o poder de decisão sobre os rumos da nossa vida e a ferramenta da informação a nosso dispor,


Eu etiqueta

Em minha calça está grudado um nome
Que não é meu nome de batismo ou de cartório,
Um nome ..... estranho.
Meu blusão traz lembrete de bebida
Que jamais pus na boca, nesta vida,
Em minha camiseta, a marca de cigarro
Que não fumo, até hoje não fumei
Minhas meias falam de produto
Que nunca experimentei
Mas são comunicados a meus pés.
(...) Meu lenço, meu relógio, meu chaveiro,
Minha gravata e cinto e escova de dente e pente (...)
Desde a cabeça ao bico dos sapatos,
São mensagens,
Letras falantes,
Gritos visuais,
Ordens de uso, abuso, reincidência,
Costume, hábitos, premência,
Indispensabilidade, e fazem
de mim homem-anúncio itinerante (...).

Carlos Drummond de Andrade


Fonte: Portal do Professor, Projeto Informática, Geografia para todos
Imagem: stock.xchng

2 comentários:

Mirleny Pequeno disse...


Cara Regina, boa tarde!

Sou da Editora Grafset (João Pessoa-PB) e gostaria de saber como devemos proceder para utilizarmos uma imagem extraída do site http://ambientedeluz.blogspot.com.br/, em um livro de ensino fundamental desta referida editora.
Por favor responda pelo e-mail: iconografia@editoragrafset.com.br

No aguardo,

Regina Bolico disse...

Olá Mirleny
Já te mandei o e-mail.
Um abraço!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...