"Quando se fala na sustentabilidade do planeta Terra, as pequenas mas significativas ações cotidianas de cada um, valem muito mais do que longos e evasivos discursos impregnados de proposituras que raramente são transformadas em realidade". (Prof. Zenobio Eloy Fardin)

sábado, 12 de fevereiro de 2011

O limão e a remoção de manchas


O ácido cítrico do limão é um grande agente de limpeza e tem um efeito clareador, especialmente quando exposto à luz solar. Aqui dez maneiras de remover manchas usando o limão:

1) Mergulhe metade de um limão no sal e esfregue panelas de cobre para remover manchas de oxidação.
2) Remover a ferrugem ou manchas de mofo nos tecidos, esfregue com uma pasta de suco de limão e sal. Trabalhe de forma rápida e lave a roupa imediatamente.
3) Manchas de amoras nas mãos são eliminadas rapidamente com um pouco de limão.
4) Derramou um fio de azeite na sua camisa preferida? Para remover manchas de óleo esfregar delicadamente algumas gotas de limão na mancha. Lavar a roupa imediatamente.
5) Remover manchas de café forte ou vinho branco em tecidos, coloca-se um pouco de suco de limão e pendura ao sol para clarear a mancha.
6) Elimine manchas em uma tábua de carne cortando um limão ao meio, mergulhando-o no sal de cozinha, e esfregando-o sobre a área manchada.
7) Em um momento ou outro, todos nós tivemos que lidar com uma mancha de tinta de impressora, mas limões pode salvar o dia. Comece por retirar o máximo possível de tinta com um pano , em seguida, saturar a mancha com suco de limão. Polvilhe com sal e esfregue o sal na mancha com os dedos ou uma escova de dentes velha. Lavar a roupa imediatamente.
8) Remover manchas em bancadas com limões. Esprema o suco de limão sobre a mancha e esfregue com um pano. Se isso não funcionar, polvilhe com sal e esfregue delicadamente. Você pode usar os limões em bancadas de mármore, mas apenas se for absolutamente necessário, porque os ácidos podem danificar o mármore.
9) Limpeza de manchas de utensílios de aço inoxidável pode ser feita através da aplicação de uma pasta de suco de limão e sal ou limão e fermento. Deixe a pasta descansar por cinco minutos antes de lavar e enxaguar a área manchada.
10) Os limões são ótimos removedores de manchas, mas eles têm ação de branqueamento. Quando se tratar de roupas deve-se trabalhar com rapidez e ,em seguida, lavar e enxaguar.

Detergente caseiro, econômico e sustentável:

Ingredientes
– Dois pedaços de sabão de coco
– Dois limões
– Quatro colheres de sopa de amoníaco
Modo de preparo
– Derreta o sabão, picado em um litro de água fervendo. Coloque mais cinco litros de água fria, o suco dos limões e depois o amoníaco. Dissolva bem e guarde em garrafas e embalagens de detergente líquido.
As proporções da receita fornecem seis litros de detergente caseiro.
Quanto ao amoníaco,  trata-se de um composto químico que pode ser encontrado em farmácias. Ele é biodegradável e menos agressivo ao meio ambiente, pois se decompõe com mais facilidade do que os compostos de detergentes industrializados. Atenção: ao manipular esta substância, tome cuidado com os olhos e de preferência use luvas.

Fonte: Planet Green

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...