quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Sabão caseiro

Faz um tempão que estava à procura de um sabão caseiro que não contivesse sebo ou qualquer outro produto animal em sua fórmula. Encontrei no excelente blog Projeto Mão na Terra essa receita. Com ela você economiza e reaproveita o óleo usado que normalmente as pessoas jogam forapoluindo as nossas águas.

Segue a receita:

- 4 litros de óleo
- 2 litros de água quente
- 1 copo de detergente líquido de coco (300ml)
- 1/2 kg de soda caustica

Modo de preparar:
Em um balde de plástico dissolva o detergente e a soda cáustica na água quente. Coloque o óleo já coado e mexa até engrossar (cerca de 20 a 30 minutos). Despejar em formas de plastico e, após 2 dias, cortar os pedaços. Esperar 1 semana para uso. A receita rende aproximadamente 30 pedaços de sabão.

Observação: Cuidado com a soda caustica, pois é um produto químico corrosivo e deve ser manuseado com segurança para não causar queimaduras. Utilize luvas e óculos de proteção para evitar qualquer acidente.

Essa outra receita achei em outro blog maravilhoso, o Órbita Terra, é de erva-doce e também não vai produto de origem animal. Segue a receita:

Sabão de Erva-Doce

Ingredientes:
-5 litros de óleo usado e coado
-1 copo americano de fubá
-500 ml de detergente líquido de coco
-1 litro de soda cáustica líquida
-1 litro de água fervente
-essência de erva doce

Modo de Preparo:

Em um balde grande, coloque o óleo coado, junte o fubá, o detergente, a soda cáustica e mexa bem. Depois de misturados acrescente a água fervente e a essência de erva doce e continue mexendo por 40 minutos sem parar.
Coloque a massa na forma e deixe descansar por dez dias até endurecer. Se for colocar em um recipiente único, corte no formato desejado antes de a barra endurecer completamente.

Fonte: Projeto Mão na Terra, Órbita Terra
Imagem: Christopher Kubaseck Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

3 comentários:

Anônimo disse...

Tenho a receita de um sabão excelente:
01 kg de soda ( yara)
01 copo americano de sal
01 copo americano de açucar
02 litros de água ( temperatura natura)
4 litros de gordura (derretida) ou óleo de fritura ( o óleo tem que ser mais grosso)
coloque em um balde: a água, o açucar, o sal e a soda. mexa até dissolver, depois acrescente a gordura. mexa durante 30 minutos. corte no outro dia. rende 40 barras. é um dos melhores produtos recicláveis que ja fiz…

Anônimo disse...

ÓTIMA RECEITA DE SABÃO DE BARRA COM LEITE DE VACA

7lt. de óleo;sendo 5lt. de manteiga de animal e 2lt. de oleo
2lt. de leite de saquinho;
1kg.de soda sol
2 colheres de glicerina;
Modo de Fazer:
Colocar o leite e a soda misturar até dissolver as escamas, depois em outra vasilha ( balde ), adicionar a soda misturada com o leite no oleo aquecido e continuar a mexer bastante até criar uma espuma e mudar de cor e engrossar. Acrescente as 2 colheres de glicerina e mexa mais um pouco. Por nas formas e cortar quando começar a ficar firme e só usar depois de uma semana de curtido. Fica parecendo com sabão de coco . Ah! fazer na lua nova . OBS:. Colocar a soda devagar para não subir quando for mexer, e se subir colocar um pouco de oleo quente que abaixa. E não esqueça de usar máscara, luvas e óculos. Rendimento 50 pedaços

Kátia Borges de almeida disse...

A maioria das receitas de sabão caseiro não recomenda o uso do óleo de fritura de peixe, por causa do odor forte. Para reaproveitar, também, este resíduo, que geralmente vai para o lixo, pode-se preparar sabão caseiro, com a infusão de casca de limão.
A receitinha:

Coe o óleo da fritura de peixe, duas vezes, em filtro de papel, à temperatura ambiente.
Faça uma infusão da casca de 2 limões em 1 litro de água (de preferência, destilada) durante 10 minutos, e filtre-a, ainda quente.
Em um balde plástico de 10 litros, coloque 1Kg de hidróxido de sódio (ou soda cáustica ) e adicione a infusão de casca de limão, ainda quente, cuidadosamente, mexendo para que fique homogênea. (Proteja os olhos e as mãos)
Em seguida, acrescente 5 litros do óleo de fritura, e misture durante 5 minutos.
Para diminuir o pH do produto, adicione 1 litro de ácido clorídrico (ou ácido muriático) e mexa por mais 20 minutos.
Transfira a mistura para uma forma e deixe descansar por 3 dias.
Desenforme o sabão e corte-o em pedaços.
Com a utilização da infusão de casca de limão, o odor característico de peixe desaparece, no processo de fabricação do sabão. O uso de ácido clorídrico deixa um aspecto brilhante e o pH dentro das normas.



Uma leitora pediu-me uma orientação sobre como fazer sabão caseiro, com óleo de fritura de peixe, pois tem vários litros deste resíduo armazenado em casa. Bem, trago algumas dicas para retirar o odor de pescado e o reaproveitamento do óleo desta fritura. Ao final, uma receitinha de sabão feito com ele.

Como tirar o odor de peixe do óleo

Primeiramente, passe o óleo da fritura de peixe por um filtro de papel, para reter as impurezas. Depois, experimente uma destas dicas para tirar o odor de pescado:

rodelas de batata – Coloque algumas delas, descascadas, dentro de um recipiente com o óleo da fritura, já coado, para absorver todo o odor de peixe.
gengibre- Aqueça o óleo de fritura de peixe, coado, em uma panela. Coloque um pedaço de gengibre para cada xícara de óleo de cozinha no óleo aquecido e deixe de molho por 15 minutos. Retire o gengibre. O óleo estará livre do odor de peixe.
limão- Em uma panela, pingue algumas gotas de limão no óleo de fritura de peixe e deixe esquentar um pouco. O óleo não ficará com cheiro e nem com gosto de peixe.
Após retirar o cheiro de peixe, guarde o óleo em frasco de vidro e ao abrigo da luz, para reutilizá-lo, depois, na produção de sabão.

Liga das florestas