sábado, 29 de maio de 2010

O carbono e as mudanças na atmosfera


Certos componentes da atmosfera são medidos há 150 anos em várias partes do mundo. Isso permite acompanhar mudanças na proporção de gases estufa, assim como o ingresso de novos gases. Essencial para a vida, o gás carbônico, ou dióxido de carbono, é o mais influente da lista. É formado por um átomo de carbono, ligado a dois átomos de oxigênio. C+20=CO2
 
Através de reações químicas e físicas, os átomos de carbono transitam nos meios sólido, liquido e gasoso.E estão no CO2 do ar. Mas fazem parte do monóxido de carbono, metano, hidrofluorcarbono e perfluorcarbono, nocivos à nossa saúde. O carbono também compõe seres vivos, como nós, humanos. No subsolo, integra combustíveis fósseis.
 
No século XIX, o ar continha 280 partes por milhão (ppm). Equivale a apenas 2,8 mililitros em um litro (0,028%). Parece pouco, mas a temperatura média subiu cerca de 0,8°C de lá para cá. E isso pode ser a razão de eventos climáticos mais intensos, inundações e estiagens frequentes. A grande seca que afetou a Amazônia em 2005 foi considerada um alerta dos eventos que podem acontecer pelo aquecimento global.
Fonte: Mudanças ambientais globais. Pensar+agir na escola e na comunidade
Imagem: FischX (Translated ans slightly modified by Pedro Spoladore)


Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...