"Quando se fala na sustentabilidade do planeta Terra, as pequenas mas significativas ações cotidianas de cada um, valem muito mais do que longos e evasivos discursos impregnados de proposituras que raramente são transformadas em realidade". (Prof. Zenobio Eloy Fardin)

domingo, 17 de maio de 2009

Receita de repelente para mosquito


Eu havia pedido aos amigos que, caso conhecessem alguma receita ecologicamente correta, que mandassem para que possamos continuar a campanha de substituição dos produtos químicos e prejudiciais ao meio ambiente por produtos mais naturais.

Repelente caseiro
Esta receita foi passada por pessoas de uma colônia de pescadores de Muriquí (Bahia) que nunca tiveram dengue ou 'afins'.
O excelente é que não intoxica; pode ser usado à vontade.
Ingredientes
- 1 garrafa de álcool;
- meio vidrinho de óleo para bebê, para não desidratar a pele;
- 1 pacote de cravo (mais ou menos 30 cravos) da Índia em infusão por 4 horas.
É um excelente repelente caseiro para o mosquito da dengue, que pode ser usado por adolescentes e adultos, incluindo as mulheres grávidas.
Como usar o repelente caseiro
Pulverize o repelente caseiro em toda região do corpo exposta ao mosquito, como braços, rosto e pernas, e reaplique o repelente sempre que praticar esporte, suar, ou molhar-se. O tempo de duração do repelente na pele é de 3 horas, após este período ele deve ser reaplicado em toda a pele sujeita à picadas.

Fonte: Tua Saúde

17 comentários:

Bianca disse...

Oi Regina, adorei a receita pretendo experimentar.
Outro dia comprei na feira ecológica um repelente natural que na composição leva citronela e cravo, ele pode ser borrifado no ambiente e espanta mesmo os mosquitos e outros insetos também.

Regina Bolico disse...

Oi Bianca!
A citronela é um repelente natural. Se a gente conseguisse a receita desse repelente que você comprou seria ótimo.
Um abraço.

Bianca disse...

É uma pena, mas a receita não tenho. Tenho a composição que é: Citronela de Java, álcool de cereais, óleos essenciais de citronela, de andiroba e de cravo. Se eu conseguir mais alguma informação, enviarei pra você.
Abraço.

Victor S. Gomez disse...

Muito bom tê-la sempre por perto. bj

Fúlvio Costa disse...

Olá Regina, tudo bem? Gostei do blog, parabéns! Já linkei na minha página e estou seguindo também. Eu também tenho um blog ambiental e gostaria que você o linkasse em sua página como também o seguisse. Grato,
Fúlvio Costa
Abraços e longa vida ao AMBIENTE LUZ.

Fúlvio Costa disse...

O meu blog ecológico é: http://aspectoecologico.blogspot.com

Regina Bolico disse...

Oi Fúlvio!
Adorei teu blog. Já estou te seguindo.
Um abraço.

Esterilização Obrigatória disse...

Vem ver no nosso Blogue, a entrevista com a Alexandra do Bazar do Ronrons, e sabe a realidade dos gatos em Lisboa.
http://esterilizacao-o.blogspot.com/

Metanergistas disse...

Pow, legal. Não conhecia esse repelente.
Mas, me diz, isso não deixa um cheiro ruim na pele não?
Porque vai ser uma mistura a tanta, né?
Mas vai saber os segredos da natureza. xD
Gostei do blog!

Abraços
----------------
Mörgånus De Sanctis

CARLA FABIANE... disse...

Boa noite!!
Se soubéssemos tudo aquilo
que está para acontecer amanhã,
a vida perderia o seu sentido;
pois os mistérios que ela nos
reserva são os incentivos para
acordar no dia seguinte!!
Um grande beijo!!

Recreio disse...

Holá Regina,
Sempre é de boa prática contarmos com recomendações saudáveis para nós humanos e para a natureza.
Constantemente procuro alternativas para repentes, porque acredito que os mosquitos assim como outros seres sencientes tem direito à vida. Inseticidas nunca, repelentes sim.
Abraço
Obrigado pela sua visita ao meu blog, adorei os seus.
http://socializandocaes.blogspot.com/

Sarah Crysthina disse...

Muito legal seu blog, tem matérias interessantíssimas, gostaria de poder fechar uma parceria, caso goste do meu.

o meu é NOSSO MUNDO http>//conhecendoonossomundo.blogspot.com/

Aguardo contato

Silvana Nunes .'. disse...

Maravilha. Clicando daqui, clicando dali, cheguei até você.
Gostei do seu cantinho.
Beleza, eu tenho alergia a esses repelentes vendidos em farmácio. Vou experimentar. Eu também tenho alergia a mosquitos, fico com a perna toda marcada, um horror !
Certamente voltarei mais vezes.
Convido a conhecer FOI DESSE JEITO QUE EU OUVI DIZER... em http://www.silnunesprof.blogspot.com
Saudações Florestais !

Anônimo disse...

Ola! Fiz o repelente com cravo e alcool, mas não adiantou nada os mosquitos (pernilongos,borrachudos e principalmente maruins, não tão nem aí pro repelente!

pati10 disse...

Olá Regina, parabéns pelas dicas.Certa vez li a respeito do poder repelente da citronela e passei o óleo na pele(um pouquinho) e nas botas e roupas.Menina, depois de algum tempo algumas abelhas começaram a chegar, e eu acreditando na eficacia da citronela, passei um pouco na porta do carro para ver a reaçao dos bichinhos...nusss, foi aumentando o número de abelhas e acabei me fechando no carro rapidinho e tirando o time.Resultado disso; chegando em casa, despejei o tal óleo de citronela no vaso sanitario e nem quero mais saber dele.Quanto a repelir outros insetos não pude constatar, mas constatei que atrai abelhas.Bj

Regina Bolico disse...

Oi Pati

Achei muito engraçado o que aconteceu contigo. Adoro o cheirinho da citronela, tanto que comprei cinco mudas para plantar aqui em casa. Por enquanto ainda estão nos vasos. A citronela afasta até as pulgas, por isso o motivo de plantá-las aqui em casa, tenho muitos bichinhos, principalmente gatos.
Um abração!!!

De Tudo Um Pouco... e Um Pouco De Tudo! disse...

Nossa! Adorei!
E "natureba" do jeito que sou... rss!
Vou preparar o mais rápido possível!
Postei até no meu blog!!
Beijos!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...