sexta-feira, 16 de janeiro de 2009

Não varra as folhas secas


Um dia desses passou aqui por casa um senhor se oferecendo para limpar o meu pátio, que estava cheio de folhas secas no chão. Na visão dele estava sujo, enxergava as folhas como lixo, na minha visão era matéria orgânica prá cobrir a terra e protegê-la do impacto das gotas de chuva. Na minha casa, nas áreas onde não tem grama existe uma camada de folhas que cai da cerejeira do mato e fica ali mesmo. O resultado é uma terra protegida, que mantém a umidade e prolifera vida.

Tem um canto onde coloco as cascas das frutas e legumes e cubro com folhas secas ou mato seco resultado da capina, ali essas folhas serão decompostas pelos inúmeros bichinhos que proliferam por toda parte. O resultado será uma terra mais rica.

Quando planto flores também coloco em cima da terra para protegê-la mais folhas secas, o importante é nunca deixar a terra exposta e desprotegida.

Num texto publicado em 1997, Folha seca não é lixo, o mestre Lutzemberger já reclamava da atitude equivocada de varrer folhas secas como se fosse lixo.

Para mais informações sobre a obra de José Lutzemberger: Fundação Gaia
Imagem: Galeria de Mgoncalles Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

16 comentários:

ismaelita disse...

é verdade folhas secas não é lixo e até o lixo hoje é reciclado.
belo texto gostei.

Amilton - www.interamil.net disse...

Folhas secas ajudam a proteger o solo sim! Mantem a umidade ideal da terra! A natureza agradece.
Abs,
Amilton.

Edilza disse...

Oi, eu uso as folhas para fazer adubo. Muito bom seu post.
Tem um Prêmio em meu blog para você! Passa lá e confere!

Pronuc disse...

Nossa!!! Que legal, sabe que eu nunca tinha visto tal coisa por este ângulo.
Agora ja sei como preservar de forma mais efetiva.

Ricky Mascarenhas disse...

Olá Regina, tem um selo pra vc no meu Blog, é de coração
beijos
Ricky

Regina Bolico disse...

Oi amigos Ismaelina, Amilton, Edilza, Pronuc e Rick!
Que bom receber o comentário de vocês. Fico muito feliz que vejam as folhas secas como proteção para a terra e não como lixo. Obrigada pela visita.
Beijos.

jorge fortunato disse...

Olá Regina,
Além de proteger a terra, acredito que as folhas secas proporcionam um visual muito bonito. Sem contar que a experiênncia de caminhar sobre folhas secas é fantástica.
Abraço

Alterado disse...

Em casa aproveitamos as folhas secas para adubar a horta que tínhamos nos fundos de casa, nós misturamos os restos de cascas de alimentos da cozinha e misturávamos bem com as folhas secas , assim o efeito visual de restos de alimentos largados na horta era amenizado .

Adorei o post .

Abraços

PS : tem um selo para você lá no meu blog, fique a vontade para aceitá-lo ou não .

Tico Esteves disse...

Vivendo e aprendendo!

Essa eu não sabia, mas vou anotar e passar a dica para o meu pai que adora um sítio. :D

Abração!

Vera disse...

Bom dia, Regina.
Infelizmente, não tenho folhas secas...eu nunca as varri, quando tinha jardim e quintal, em Porto Seguro! Fui casada com um ecologista, está lá ainda, lutando e vencendo!
Vim aqui para te oferecer o Premio Dardos, indicado como expressão da minha admiração pelo teu trabalho na NET! Sei que é premiadissima mas, vai mais um para tua coleção, voce merece! Esta la no meu blog. Bom FDS. Bjssss

Regina Bolico disse...

Oi Fortunato!
Realmente é uma delícia caminhar em cima de folhas secas. Não são só as folhas que são lindas no chão, as flores das árvores também. Aqui em casa o chão fica todo roxinho por causa das flores caídas.
Um abraço!

Regina Bolico disse...

Oi Ricardo!
Aqui em casa também temos um cantinho onde colocamos as cascas das frutas e legumes para fazer adubo orgânico. É muito bom prá terra e a gente reaproveita esse lixo tão precioso.
Um abraço!

Regina Bolico disse...

Oi Tico!
Feliz de ti que tem um sítio. Adoraria ter um prá encher de árvores e espalhar os meus bichinhos. Obrigada pela visita.
Um abraço.

Regina Bolico disse...

Oi Vera!
Obrigada pela visita e pelo prêmio, adorei o teu blog. Que bom que você tem esse conhecimento ambiental, precisamos fazer a nossa parte.
Um abraço.

MCardoso disse...

Ótima dica, com dicas simples como essa conseguiremos fazer a nossa parte, parabéns.

Regina Bolico disse...

Oi MCardoso!
Obrigada pela visita e pelo comentário. Isso é o incentivo que recebo para prosseguir.
Um abraço.222222222222225

Liga das florestas