quarta-feira, 2 de abril de 2008

Movimentos ambientalistas - décadas de 1980/1990


Fase da busca da qualidade ambiental

Na década de 1980 entram em vigor legislações específicas que controlam a instalação de novas indústrias e estabelecem exigências para as emissões das indústrias existentes. Empresas especializadas são criadas para a elaboração de Estudos de Impacto Ambiental (EIA) e de Relatórios de Impacto sobre o Meio Ambiente (RIMA).
     
Ao final da década de 1980, há uma preocupação mundial com a conservação do meio ambiente. Em 1987, o Protocolo de Montreal bane os clorofluorcarbonos ou CFC's e estabelece prazos para sua substituição.
     
Em 1989, em Basiléia, Suiça, é firmado um coonvênio internacional que estabelece as regras para os movimentos fronteiriços de resíduos. Passa a ser controlado o comércio de resíduos tóxicos de países ricos para países pobres, prática que era comum.
     
Na década de 1990 o componente ambiental passa a fazer parte do processo produtivo. Começa a haver uma preocupação muito grande com a racionalização do uso de energia, o entusiasmo pela reciclagem e pelo combate ao desperdício. É a fase da busca da qualidade ambiental.

Fonte: Tópicos em educação ambiental: recortes didáticos sobre o meio ambiente, de Berenice Weissheimer Roth


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...