sábado, 6 de dezembro de 2008

Final de curso


Hoje, sábado, foi o último dia do curso de pós-graduação em Educação Ambiental e Gestão de Recursos Naturais.

Foi um ano e meio muito intenso, de muita aprendizagem, muita leitura e muitos desafios. Foi motivada pela vontade de aprender mais, de publicar textos a respeito desse assunto tão importante para o mundo atual, que criei o blog Ambiente de Luz. Um dos desafios que percebi, é que, embora existam movimentos ambientais espalhados pelo planeta inteiro, existe muita ignorância a respeito do assunto, ou a ele não é dada a importância que se deve. Entre ganhar dinheiro e pensar no lado ambiental, sem dúvida o lucro é quem ganha.

Como diz um texto que recebemos na despedida, quando lançamos uma semente na terra, juntamos a ela a esperança e a certeza de que vai nascer uma planta. Da planta, o fruto, e do fruto, novas sementes.

Sabemos que concluir um curso é apenas uma etapa, outros cursos virão, novos conhecimentos, outras ideias, outras aprendizagens. Não podemos parar nunca, não existe lugar para a acomodação. Nas pequenas ações do dia-a-dia poderão estar as lições que passaremos para quem vem vindo e que terão uma visão diferente da que tivemos um dia, a de que o planeta se auto-regenerava. Nas observações diárias, sentindo as modificações, é que poderemos entender que devemos fazer alguma coisa agora para não deixarmos para quem vier depois de nós o caos. Que tal começar reduzindo o consumo? Levar para casa apenas o necessário, deixar de comprar um produto com muitas embalagens, reduzir, reutilizar e reciclar é um bom começo.

Imagem: Mary Gober

22 comentários:

Alterado disse...

Parabéns Regina por mais esta vitória.Penso que ainda há muito que se fazer na conscientização das pessoas quanto a questão ambiental, é hora de deixar o discurso politicamente correto sobre o meio ambiente e convertê-lo em atitudes!
abraços

Osc@r Luiz disse...

Querida, parabéms por essa conquista.
É digna de todo o mérito, porque além de ser algo que ninguém poderá te tomar, a causa é por demais nobre.
E se você já vinha com dedicação "fazendo a sua parte", agora então, o fará com excelência e quem tem a ganhar com isso sou eu, que estou no mundo que de agora em diante vai ficar melhor, depois da sua conquista.
Além do mais, sou seu amigo até debaixo dágua e por isso torço por você com afinco e aposto em você todas as minhas fichas, até a última.
Beijão e mais uma vez, parabéns!

Luiz Antonio André disse...

Regina, parabés por mais esta etapa vitoriosa. O meio-ambiente precisa de profissionais concientes.
Abraço.

Rodrigo Piva disse...

Parabéns, Regina!!
Uma grande conquista de uma grande pessoa que vc demonstra ser.
Essa área se torne (já deveria ter se tornado) uma das mais importantes e não só mais discutidas. Precisamos nos engajar em movimentos sérios e profundos para vivermos melhor e principalmente, deixar um lugar melhor para as futuras gerações.
Parabéns!!
Beijo

joselito disse...

Regina

Meus parabéns. Sempre se faz importante nos darmos desafios e nos colocarmos a prova e no final sentir a sensação gostosa do sucesso, de ter conseguido. Isto sempre é muito bom.

Um abraço

Regina Bolico disse...

Obrigada, Ricardo.
Concordo contigo, o discurso tem que ser deixado de lado e partir para as ações. Aqui na minha cidade tem muito o que fazer, mas vejo lugares totalmente degradados em função do lucro. Muitas tragédias acontecendo e que poderão tornar-se cada vez mais frequentes.
Um abraço.

Regina Bolico disse...

Oscar!
Fiquei muito comovida com as tuas palavras. Essa caminhada está apenas no seu início, tem muito chão pela frente, mas fico muito feliz de fazer parte dela e de ter amigos como você.
Beijo.

Regina Bolico disse...

Oi Luiz Antônio!
Muito obrigada por tuas palavras. Vou faze tudo que estiver a meu alcance pela consciência ambiental.
Um abraço.

Regina Bolico disse...

Oi Rodrigo.
Obrigada. Concordo com você, essa área não deve ser somente a mais discutida, mas com atitudes seriamente tomadas a fim de melhorar o ambiente que vivemos. Um caso muito sério a se pensar é o de Santa Catariana,é preciso mudar totalmente a maneira como se faz a exploração dos recursos naturais e turismo daquela área para que outra tragédia não volte a acontecer.
Um abraço.

Regina Bolico disse...

Oi Joselito!
Muito obrigada.Essa área realmente é muito desafiante, porque ela é muito discutida mas efetivamente pouco se faz. Um exemplo próximo de mim é o das cidades catarinenses. Linda área, intensamente explorada, natureza completamente agredida, excesso de prédios, habitações em áreas impróprias, enfim, o resultado infelizmente foi catastrófico. O pior é que isso deverá ficar cada vez mais frequente.
Um abraço.

Jorge Fortunato disse...

Parabéns Regina. Terminar um curso é sempre muito bom, a sensação de dever cumprido e a vontade de continuar. quem sabe agora, você nao inicia um projeto de Mestrado. Já pensou nisso? Faço votos que você continue investindo na sua carreira acadêmica. O Brasil precisa de bons profissionais, e você, parece ser uma pessoa muito dedicada.
Sucesso!!!
Forte abraço
Jorge

Osc@r Luiz disse...

Querida, tem mais um presentinho pra você lá em casa.
Beijão e ótimo final de semana!

Karla Nogueira disse...

Olá Regina,

parabéns por esta conquista, você merece! Tenho certeza que os conhecimentos que você adquiriu se multiplicarão entre todos aqueles que nfluencia positivamente todos os dias. É uma conquista que tem reflexos na vida de muitos.

Que você tenha uma ótima semana. Beijos!

ana.ribeiro disse...

Parabéns a vc e tbém a essa turma maravilhosa te darei um grande abraço na sexta-feira bjão Ana Ribeiro

Regina Bolico disse...

Oi Jorge!
Obrigada! A sensação é de dever cumprido mas, ao mesmo tempo, é de que tem muito a ser feito principalmente em termos de conscientização dos jovens. Acredito que é través deles que grandes mudanças poderão ser feitas.
Um abraço.

Regina Bolico disse...

Querido amigo Oscar.
Logo estarei pegando o presente que você me deu. Por enquanto estou numa correria, provas em dois colégios e uma monografia sendo elaborada. Estou quase sem tempo para o diHITT.
Beijo.

Regina Bolico disse...

Karla!
Muito obrigada pelas palavras de incentivo. É uma longa caminhada, pretendo continuar pelo resto dos meus dias.
Beijo.

Regina Bolico disse...

Minha querida professora Ana Lúcia!
Poucas pessoas conseguem deixar marcas tão fortes e tão positiva como você deixou em nossa turma. Você é uma educadora em todos os sentidos. O nosso encontro será no sábado.
Beijo.

Amilton disse...

Parabéns Regina pela conclusão da Pós. Vou começar a minha em março. Vai ser sobre Gerência e segurancça em redes. Mais uma vez,parabéns!!!!! Quanto ao cosumo, temos que deixar o exagero de lado e as coisas supérfluas. Assim acho que no final das contas todo mundo sai ganhando e ainda mais a natureza.
Abs,
Amilton.

Regina Bolico disse...

Oi Amilton!
Terminei o curso e agora preparo a minha monografia, que deve ficar pronta em março. Foi muito bom, aprendi e li muito nesse tempo, pretendo continuar. Vai em frente com a tua pós, que seja uma coisa que você realmente goste, que é o principal. Quanto ao excesso de consumo, tem coisas que a gente pode começar a deixar de lado.
Um abraço.

Monika Baumann disse...

Vim desejar um Feliz Natal pra ti e os seus e um 2.009 cheio de muita paz, sucesso, saúde e realizações.
Bjuuu!

Beth Cruz disse...

Olá Regina!

Já tinha lido essa postagem maravilhosa e tinha a impressão que havia comentado. um lapso, sem dúvida, por serem esses dois compositores da música brasileira os que mais admiro.
Hoje vim aqui para dizer a você que têm um selo e um meme para você lá no blog. Espero que goste, pois admiro muito você e seu trabalho.
Siga o link, http://bethccruz.blogspot.com/2008/04/selos-recebidos.html
Um grande abraço Regina e sucesso

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...