"Quando se fala na sustentabilidade do planeta Terra, as pequenas mas significativas ações cotidianas de cada um, valem muito mais do que longos e evasivos discursos impregnados de proposituras que raramente são transformadas em realidade". (Prof. Zenobio Eloy Fardin)

sexta-feira, 26 de dezembro de 2008

Cio da terra


“Afagar a terra
Conhecer os desejos da terra
Cio da terra, propícia estação De fecundar o chão” (Chico Buarque/Milton Nascimento)

Todo mundo precisa de alimento para viver. Alguns se alimentam de qualquer coisa, outros de muitas coisas, outros de quase nada. Descobri uma notícia que tinha pessoas que se alimentavam de luz. Desculpem a ironia, mas ainda preciso me alimentar de uma forma normal. Por opção não como carne e derivados, mas preciso me alimentar bem. O que como é fruto da terra, ainda que com muito agrotóxico, pois não tenho acesso fácil aos alimentos orgânicos, infelizmente caros ainda. Mas, fico pensando, a gente aqui gastando uma nota preta com alimentação e tem seres muito avançados aqui na Terra que se alimentam unicamente de luz.?!!! Bem, não consigo ser esse ser tão especial, por precisar comer e beber para viver, por fazer parte dessa grande cadeia biológica que se inicia no solo.
    
A geologia define solo como “uma rocha suficientemente decomposta”, mas para a agronomia “o solo é resultante da desagregação e decomposição das rochas e que possui vida microbiana”. Então solo tem vida, não é o mero chão que pisamos, tem poros, respira, hidrata-se, seca e morre, se não receber os devidos cuidados. E como o ser humano maltrata seu solo! Usa venenos, desmata indiscriminadamente tirando a sua proteção, queima os restos de cultura numa forma rápida e cruel de esterilizar, porque as formas de vida não resistem a sua ação destruidora. Aniquila os seres vivos existentes e elimina as condições de vida para outros seres, porque destrói a matéria orgânica essencial.
    
Costumamos arrancar raivosamente aquelas plantinhas a que chamamos de ervas daninhas, no entanto elas têm um sentido para estarem ali. Suas raízes, geralmente profundas, acusam um solo compactado, ou indicam as condições impróprias, como o encharcamento, falta ou excesso de um nutriente.
    
Por meu  respeito as forças da natureza, a mãe Terra, ao chão que ela nos proporcionou para viver, é que escolhi solos como tema dos meus estudos que estão apenas começando. Meu profundo respeito e admiração também para a luta do grande mestre Lutzemberger, um dos alicerces fincados na terra prá nos servir como exemplo.

Imagem: clix

16 comentários:

Nacir Sales disse...

Você acredita em Gigantes?
E na Terra dos Gigantes?
Prepare-se para um 2009 Gigante!!!
Seu Blog é um pedaço da Terra dos Gigantes.

José M. Pereira disse...

Olá Regina, conheci seu cantinho através do diHITT.
Resolvi passar por cá para desejar um Feliz Ano Novo

Regina Bolico disse...

Oi Nacir!
Muito obrigada. Um ano de 2009 gigante prá você também.
Um abraço.

Regina Bolico disse...

Oi José!
Seja bem-vindo! Tenho vários amigos queridos aí em Portugal. Volte sempre que quiser.
Um abraço.

LETÍCIA CASTRO disse...

Rê, Cio da Terra é uma das maiores felicidades musicais que já conseguiram criar. Eu tenho uma história muito profunda com a música, mas essa canção com o Milton ou com Pena Branca e Xavantinho vira um hino. Maravilhoso!
Pois é, eu tb já vi várias reportagens desse pessoal que diz viver de luz, através da ativação de uma glândula, algo assim. Eu não tento não, sou como vc, preciso de matéria orgânica pra me alimentar e acho louvável a tua iniciativa de estudar o solo para disseminar a importância do bom trato a terra. Parabéns por isso.
Então quer dizer que enrolamos a língua tb? hehehe Sabe que só estive na fronteira com o Uruguay e tenho tantos amigos de lá. Um dia quero conhecer, aí vc me indica alguns lugares, tá bom?
Um beijoca carinhosa pra vc, viu?

João disse...

Regina,

Os nossos avós sabiam bem o valor da terra,daquela que eles recebiam os alimentos e cuidavam com todo o cuidado,que tentavam ter uma relação de respeito e agradecimento de subsistência geracional.
Agora os urbanos longe desta ligação natural e querendo somente receber sem consideração,exploram esta pele que envolve o planeta,sem a noção da sua maravilha,sem a preocupação de a estarem destruindo quimicamente ou a erodindo sem vegetação...

A produção massificada que desenvolvemos tem que ser redefinida,ela está envenenando tudo,inclusive nós próprios,estamos deixando um rastro tóxico sem solução fácil,como campo minado muitos terrenos estarão impróprios para cultivo.

Boa reflexão esta Regina,está faltando a verdadeira iluminação,para não poluirmos estragando a fragilidade ecológica de um solo rico.
É muito agradável pegar nas mãos e cheirar o aroma da terra saudável e não a contaminada...

Abraço amiga,
joao

Regina Bolico disse...

Querida Letícia!
Adoro cio da terra, conheci-a na magnifica voz de Milton Nascimento. Quando finalmente decidi que meus estudos seriam sobre solo foi a partir da descoberta de um buracos gigantescos provocados pela ação do homem. Toneladas de terra foram literalmente por água abaixo. Quanto a alguém viver de luz, duvido muito que alguém consiga, quem sabe numa evolução. Por enquanto precisamos é de comida mesmo.
Pois é, meu pai é uruguaio, mas se considera mesmo é brasileiro, já que veio muito criança prá cá, mas sei que sua família tem origem na Espanha. Segundo pesquisa do meu irmão, os Saiz são do país Basco.
Um abraço.

Regina Bolico disse...

É verdade,João, as pessoas mais antigas sabiam como cuidar da sua terra. O problema começou com a necessidade de se produzir mais e para isso se fez uso dos agrotóxicos e pesticidas. A partir daí começou a haver uma verdadeira dependência do produtor e o resultado foi solos cada vez mais fracos. Hoje está se desenvolvendo um tipo de cultivo que respeita as características do solo, sem agrotóxicos, com iscas naturais. Mas ainda é muito pouco.
Um abraço.

Renato (HappyBlue) disse...

Bom dia querida amiga Regina!

Feliz 2009! Desejo que as experiências próximas de um Ano Novo lhes sejam Construtivas, Saudáveis e Harmoniosas. Muita Paz, Saúde e Amor em seu contínuo despertar! Felicidades, Realizações e Muitas Alegrias! Luz!

Aproveito para deixar um convite...
Gostaria de te convidar para um “Momento de Paz”, uma Blogagem Coletiva pela Paz Mundial, que acontecerá durante todo o mês de janeiro (01/01 a 31/01/09). O objetivo maior é comemorar o Dia Mundial da Paz e da Fraternidade Universal, com uma mobilização em forma de campanha para um Mundo Melhor. Faça parte deste grupo que acredita que é possível que a humanidade encontre o caminho da Paz, através do abandono das armas. Reconheça este estado de calma e tranqüilidade com ausência de perturbações ou agitação. Todos nós somos e devemos viver como irmãos e a Paz, representada pelo pombo e pela bandeira branca, é um objetivo de Vida!

Geralmente uma Blogagem Coletiva é um convite direcionado somente para quem tem um blog ou um site em qualquer plataforma da internet. O Quiosque Azul, o meu blog, convida também a todos que não possuem qualquer portal e queiram participar divulgando e colaborando para a Paz Mundial através do formulário de comentário ou e-mail que relaciono ao final desta mensagem. Por favor, participe, divulgue e colabore! Comunique e convite os seus amigos e/ou leitores. Toda e qualquer colaboração será bem vinda! Veja todas as instruções de como participar no link abaixo:

http://quiosqueazul.blogspot.com/2008/12/momento-de-paz.html

Desde já agradeço e desejo que esta mobilização alcance o seu maior objetivo e seja uma grande soma para União de todas as Nações.
e-mail para blogagem Quiosque Azul:
happyblue.blogagemcoletiva@gmail.com

Blog Quiosque Azul – Um Lugar em Minha Vida!
http://quiosqueazul.blogspot.com/

Link direto para esta blogagem na Comunidade do diHITT
http://dihitt.com.br/quiosqueazul/noticia/blogagem-coletiva-momento-de-paz-/

Agradeço também se puder colocar a imagem do selo oficial (pequeno), aqui em sua side-bar (barra lateral), em forma colaborativa de divulgação desta Campanha pela Paz Mundial: “Momento de Paz”. Obrigado! Luz! Renato (HappyBlue)

Pedro disse...

Feliz ano novo Regina.
fique bem feliz por conhecer seu blog, viu?
Tenho um selo para si lá no blog .
http://www.oqueeisso.blog.br/ espero que goste :)
Pedro

rebloggando-requeri disse...

rê, tem meme no rebloggando. vai la buscar. bj. rê.

Sonia Regly disse...

Regina,
Gostei muito do seu Espaço, criativo, moderno, atraente.Vim te convidar para conhecer o Compartilhando as Letras
Visite o Compartilhando as Letras. Será uma honra
http://evelyns-place.com/compartilhandoasletras/

Ana Paula Pereira disse...

Olá Regina, conheci seu blog através do diHITT, e resolvi passar por cá para lhe desejar um bom fim de semana e convidar para me visitar e deixar a sua opinião sobre o Decoração & Artes e o Truques & Dicas.

Paula

Regina Bolico disse...

Renato!
Já coloquei o selo da campanha no blog. Parabéns pela iniciativa.

Pedro e Rê!
Obrigada pela gentileza e por lembrar de mim.

Regina Bolico disse...

Sônia!
Obrigada pelas palavras gentis. Adorei o teu blog, é muito alto astral.
Um abraço.

Regina Bolico disse...

Ana Paula!
Belíssimo o teu blog, adoro decoração. Irei visitá-lo muitas vezes.
Um abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...