terça-feira, 30 de setembro de 2008

A agricultura e o uso de agrotóxicos

  
O uso de métodos não sustentáveis na agricultura tem provocado grandes agressões ao meio ambiente: erosão, infertilidade, desertificação, mudanças climáticas, contaminação dos solos, das águas, dos animais e dos seres humanos. A infertilidade humana e animal têm relação com o uso de agrotóxicos, segundo o pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Sérgio Koiffmann. Outro problema apontado pelo pesquisador é o aumento no índice de câncer.
O uso indiscriminado de agrotóxicos acarreta muitos problemas, se usado sem respeitar as normas de segurança e sem orientação técnica, podem contaminar os solos, os rios, os aplicadores e os consumidores. A esse respeito, foi-nos relatado pela professora Ana Lúcia, de gerenciamento de recursos naturais, uma experiência com aplicador de agrotóxico que não fazia uso de proteção: foi afixado na sua roupa absorventes higiênicos e ele foi fazer a aplicação do produto como normalmente fazia. O resultado foi assustador, quando retirados os absorventes eles estavam ensopados de veneno, que normalmente ia para a sua pele. O que poderá causar a saúde dessa pessoa ao longo do tempo? Foi-me relatado que um trabalhador que não usava proteção adequada precisou fazer hemodiálise por causa de problemas renais provavelmente causados pela falta de proteção no manuseio de produto tóxico. Soube que essa pessoa acabou falecendo.
Um outro caso que foi colocado é que não existe um agrotóxico específico para a cultura do tomate, morango, couve, enfim, alimentos que normalmente consumimos, o que existe é o uso por parte do agricultor da sobra de produto que normalmente é aplicado na soja, por exemplo. Frutas e legumes precisam receber muitas aplicações, acabamos consumindo um produto sem qualidade e com doses altíssimas de pesticidas, sem falar no aumento dos custos no preço final dos produtos. Apesar do uso constante de produtos químicos as pragas e pestes continuam a provocar perdas nas safras, uma vez que se tornam resistentes a esses produtos.
Uma alternativa a agricultura convencional é a agricultura orgânica, que não agride o meio ambiente, que pode fornecer o sustento sadio para as pessoas e regeneração para os solos castigados pelo uso de produtos químicos.

Imagem: Agricultura - Alagoas, UFOTVONLINE - Notícias

4 comentários:

By Maria disse...

Oiii
É uma pena que os empresarios não adotem a idéia da agricultura orgânica, seria melhor todos (pessoas e planeta)... e porque não adotam essa forma não convencional torna se cara e de dificil acesso...
Vamos fazendo nossa parte... chamando a atenção, divulgando, mundando hábitos.
Obrigada por comentar lá no blog.
Abraços

Regina Bolico disse...

Oi Maria!
Realmente, é uma idéia incrível, pena que não está acessível para a maioria por causa do seu custo. Mas seria maravilhoso se pudéssemos todos nos alimentar bem, sem ingerir veneno.
Um abraço.

victor disse...

Eu fiz uma pequena horta caseira no meu quintal. Se todos pudessem fazer isso seria muito bom. Temos que buscar alimentos de qualidade para nossa mesa. Abraços

Regina Bolico disse...

Oi Victor!
Isso é muito comum aqui no interior, cada um ter a sua hortinha, onde se planta por prazer, acompanha o crescimento das plantas e ainda se come alimento de qualidade.
Um abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...