sábado, 2 de agosto de 2008

Fralda descartável

Há dezoito anos atrás, quando os meus filhos nasceram, fralda boa para o dia a dia era a de pano. Fralda descartável só para ir ao médico, elas eram muito caras.
Sem querer descubro que fiz a coisa certa, mas hoje dificilmente alguém abrirá mão do conforto que a fralda descartável proporciona. Só que fralda descartável comum leva em torno de 450 anos para se degradar! É muito tempo!
Já existe a fralda descartável biodegradável e ela dura apenas um ano. O custo em dinheiro ainda não sei, mas o retorno ambiental parece ser bem interessante.
Acredito que teremos que reformular alguns conceitos do que é conforto em nome da saúde do meio ambiente. Afinal de contas, eu quero deixar um planeta habitável para os meus netos que um dia virão.
Fralda biodegradável
Tempo de decomposição dos resíduos

- Vidro: indeterminado
- Pneus: 600 anos
- Fralda descartável comum: 450 anos
- Tampas de garrafa: 150 anos
- Plástico: 100 anos
- Embalagens longa vida: até 100 anos
- Copos de plástico: 50 anos

Fonte:Ciência e Saúde

8 comentários:

disse...

Mais um presente pra vc no Ambiente e Etc

http://ambientetc.blogspot.com/2008/08/meu-blog-vale-r-4800000.html

bjs

Rita Costa disse...

Nossa! 450 anos?
Temos mesmo que reformular alguns conceitos.
ótima postagem, Regina! Parabéns! Beijos

Regina Bolico disse...

Oi Renata!
Obrigada pelo presente e pela visita. Depois vou colocar no blog o meu presente.
Beijo.

Oi Rita!
Realmente, é muito tempo. E se cada criança usa por uns dois anos, imagine quantas fraldas a gente joga no meio ambiente!
Obrigada pela visita.
Beijo.

Anônimo disse...

Adorei essa postagem!!!!
Bom eu tenho 11 anos, e estou ainda na quinta série!!! Na escola estou aprendendo o tempo de decomposição de alguns materiais!!!
Acho isso importante!!! Pois nós temos que ter noção de quanto tempo cada material leva para poluir nosso planetaaaa...

Beijos
Espero que poste mais coisas interessantes.!!!!!!!!

Anônimo disse...

Olá, é muito interessante saber que uma fralda descartável leva 450 anos para se decompor. É tempo pra caramba. Gostaria de saber como esse tempo é calculado visto que há 450 anos atrás não existia esse tipo de fralda.
Obrigada.
Valéria

Anônimo disse...

nossa o vidro deve levar muito tempo só que devia ter o tempo da borracha

Graciane disse...

Bem de fato são muitos anos, mas se levarmos em conta os litros e mais litros de agua que gastaremos para lavar as fraldas de pano e que a agua do planeta esta se esgotando chegaremos a conclusão de que se trata de uma faca de 2 gumes e chega a ser dificil julgar o que é de fato ecologicamente correto ou não...

elitaniafontes11 disse...

hoje homem nao tem conciencia do tanto que esta prejudicando o meio ambiente do que sera o futuro dos animais das plantas dos rios o futuro depende de nois vamos cuidar dele assim como ele cuida de nois pos ele meu e seu e nosso

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...