domingo, 27 de julho de 2008

O chuveiro e o gasto de energia elétrica


O grande problema na minha casa é o gasto em energia elétrica por causa do chuveiro.
Andei estudando a possibilidade de trocar o chuveiro elétrico por outra alternativa mais em conta, porque durante o inverno é inevitável que o tempo do banho dure um pouco mais. Sim, eu sei que não é ecologicamente correto banhos demorados, mas estou tentando convencer meus dois filhos de dezoito anos a cronometrar o tempo em dez minutos. Por enquanto não deu certo.
O chuveiro é um grande consumidor de energia! Ele sozinho chega a gastar 25% do consumo de uma casa. Segundo estudos, podemos gastar menos se:
* não demorar muito no banho (é o problema aqui de casa);
* procurar usar o chuveiro com a chave na posição “verão” (com as temperaturas baixas no inverno fica difícil convencer meus filhos);
* limpar periodicamente os orifícios de saída de água do chuveiro;
* não reaproveitar resistência queimada porque isso acarreta em aumento de consumo e põe em risco a segurança das pessoas e da casa.
Portanto, para gastar menos ou terei que trocar o chuveiro elétrico por outra alternativa que não seja a eletricidade ou terei que mandar reformular o conceito de conforto dos meus filhos.

Imagem: Galeria de Viditu

6 comentários:

Osc@r Luiz disse...

Ai amiga querida...
Essa mudança é tão difícil!
Eu moro em Cuiabá que é quente demais, e mesmo assim, tem horários do dia em que eu só tomo banho morno.
Mesmo sabendo do consumo exacerbado das resistências dos chuveiros, eu não consigo tomar todos os banhos gelados...
Que mau exemplo o meu de biólogo, mas seria hipócrita se mentisse a respeito.
Querida, entrei sem problemas no seu blog, viu?
O anti-virus não acusou nada.
Se clicar em cima dos meus contadores de visitas, pode instalá-los aqui, sem maiores problemas para os seus leitores.
Todos são seguros.
Seus posts todos merecem meu selo verde. Fez muito bem em colocá-lo na coluna lateral, porque avalizo cada post seu como instrutivos de alta responsabilidade ambiental.
Um beijo!

Regina Bolico disse...

Oi Oscar!
Eu notei que durante o inverno a conta de luz sempre fica altíssima e o grande vilão nessa história é o chuveiro. O problema é que aqui em casa os meus guris não sabem tomar banho rápido, muito pelo contrário.
Obrigada pela visita.

Tico Esteves disse...

Olá Regina, tudo bem?

Essa história de banho é fogo (ou água), ainda mais nessa época, aqui em BH tem feito um frio danado, então, banho só quente mesmo. Dá um desconto para os seus filhos vai, banho de 10 min é sacanagem, ainda mais com 18 anos :D

Agora, você realmente foi uma boa surpresa nesse pouco tempo de diHITT. Primeiro o e-mail e agora encontro meu blog na sua sidebar. Assim eu fico mal-acostumado viu :D

Muito obrigado pelo carinho e pela força. E muito sucesso!

Vou ficar só acompanhando :P

Regina Bolico disse...

Oi Tico!
O teu blog é o meu pronto socorro para as minhas dúvidas. Tem um monte de coisa que eu quero fazer, mas falta disponibilidade do computador, que aqui em casa é disputado por três pessoas. O teu blog é ótimo, ensina o passo a passo de uma maneira muito clara.
Obrigada pela visita.
Beijo.

Marcos disse...

Oi regina tudo bem?
Gostei muito do assunto e ele me fez lembrar algo que li recentemente que na verdade os chuveiros elétricos, apesar do gasto de energia, eles representam uma maior economia de água quando comparado aos chuveiros de "passagem" ou "acumuladores".
Aliás gostei muito de seu Blog.

Abraços

Marcos

www.interioresdesign.wordpress.com

Regina Bolico disse...

Oi Marcos!
Obrigada pela visita. Essa informação sobre o gasto de água do chuveiro eu desconhecia.
Um abraço.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...