domingo, 30 de março de 2008

Movimentos ambientalistas - Década de 1960


A Conscientização

Sempre me perguntava, em que momento começaram os movimentos ambientalistas mundiais? Qual foi o estopim para que isso acontecesse?
     
Bem, parece que tudo começou na década de 1960, quando houve uma súbita queda na qualidade de vida nos países industrializados. Mais precisamente em 1962, uma seqüência de desastres ambientais começou a acontecer em várias partes do mundo, como a contaminação da baía de Minamata no Japão, em que centenas de pessoas foram envenenadas por mercúrio depois de comerem peixes. Nesse período, a jornalista Rachel Carson lançou um livro que viria a se tornar um clássico dos movimentos preservacionista, ambientalista e ecologista. O livro Primavera Silenciosa alertava para a crescente perda da qualidade de vida produzida pelo uso indiscriminado e excessivo dos produtos químicos e os efeitos dessa utilização sobre os recursos ambientais. Esse livro provocou uma inquietação internacional a respeito do tema meio ambiente.
     
Esses movimentos ambientalistas pioneiros foram motivados pela contestação às contaminações das águas e do ar dos países industrializados. Percebeu-se que resíduos industriais podiam penetrar na cadeia alimentar e além de matar, causar deformações físicas em larga escala. Por causa da pressão dos movimentos ambientalistas da época começou uma fase de cuidados com o meio ambiente, como a descontaminação do rio Tâmisa em Londres, já declarado biologicamente morto pelos cientistas, além de cuidados com o ar da cidade. Essa fase pioneira de cuidados com o meio ambiente é chamada de a década da conscientização.

Texto baseado em Tópicos em educação ambiental: recortes didáticos sobre o meio ambiente, de Berenice Weissheimer Roth



3 comentários:

Anônimo disse...

É triste que seu blog não tenha ido para frente. É um assunto muito interessante.

Caso queria um companheiro para tocar o projeto fico a disposição.

Abraços,

Vinicius Teixeira

Anônimo disse...

Achei seu blog muito legal e cheio de informações que interessaria a muita gente. valeu!

Anônimo disse...

Fico muito triste com os fogos de artifício de final de ano.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...